Emenda poderá ser saída para asfaltamento da BR-367
Br-367 a novela
continua...confira mais um capítulo.
A curto prazo não
será possível garantir o asfaltamento, porque a proposta não consta do PPA
2015-2019, afirma o deputado federal Zé Silva (SD-MG)
Foto: Daniel Protzne |
Uma emenda da bancada parlamentar mineira no Plano
Plurianual (PPA) do governo federal, para o período 2020-2024, pode ser a
saída para garantir recursos para o asfaltamento da BR-367, nos trechos
que ligam Minas Novas a Virgem da Lapa e Almenara a Salto da Divisa, no Vale do
Jequitinhonha. A proposta foi defendida durante audiência pública da
Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
(ALMG) nesta segunda-feira (9/7/18).
Deputados federais e estaduais, políticos locais e
lideranças comunitárias defenderam a união de esforços, de forma
suprapartidária, para levar adiante a proposta de pavimentação da BR-367
nos trechos que envolvem cidades da região. Segundo os relatos, há anos
a população local sofre com trechos de estrada de terra esburacados, às vezes
intransitáveis, que isolam comunidades inteiras, com prejuízos econômicos e
sociais.
A maioria dos convidados da reunião, convocada pelo
presidente da comissão, deputado Doutor Jean Freire (PT), concordou que sem um
esforço coletivo da bancada federal mineira não será possível modificar a
situação.
Deputados dizem ter compromisso com a causa
“A Região do Vale do Jequitinhonha sempre foi,
historicamente, negligenciada”, lamentou o presidente da comissão, que destacou
o compromisso de seu mandato com a luta pela pavimentação da estrada.
O deputado federal Zé Silva (SD-MG) destacou
que a 367 liga o Sudeste ao Nordeste do Brasil, tendo por isso
importância estratégica. Mas observou que a curto prazo não será possível
garantir o asfaltamento, porque a proposta não consta do PPA 2015-2019. Na
elaboração do plano, disse, chegou a apresentar emendas pedindo a pavimentação,
mas elas não foram acatadas.
Por isso, entende que a primeira ação a ser feita
é, em 2019, incluir uma emenda da bancada mineira no PPA 2020-2024, solicitando
a destinação de recursos para a obra.
O deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) também
defendeu a união de forças para vencer as dificuldades. Integrante da Comissão
de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, afirmou que a 367 é uma obra
emblemática e que a rodovia foi construída no governo de Juscelino Kubitschek
para conectar a chamada Região do Descobrimento, no litoral do Sul da Bahia, a
Minas Gerais, chegando até Brasília (DF).
Também reafirmou seu compromisso com a causa o
deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), salientando que a 367 é instrumento
para a retomada do crescimento econômico. Ele criticou o governo federal pelo
corte de R$ 600 milhões do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes, o Dnit. “Isso é inconcebível, porque o único caminho para sair da
crise é o Estado brasileiro fazer obras, o que gera emprego e impulsiona a
economia”, afirmou.
Para o deputado federal Mauro Lopes (MDB-MG), o
problema não é exclusivo do atual governo, uma vez que há décadas a população
reivindica, em vão, a pavimentação da estrada. Também integrante da Comissão de
Viação e Transportes, ele acha que o importante é a bancada dos parlamentares
mineiros trabalhar para incluir recursos para o setor, no orçamento da União.
O deputado Padre João (PT-MG) também reafirmou a
necessidade de um compromisso real da bancada mineira para fazer com que o
governo federal “enxergue como obra estratégica e importante do ponto de vista
social a pavimentação da 367”.
Dificuldades - O
superintendente do Dnit-MG, Fabiano Martins Cunha, afirmou que a sua equipe tem
comprometimento, mas esbarra em dificuldades administrativas, burocráticas e
legais, como as exigências ambientais, que não podem deixar de ser cumpridas.
“Estamos aguardando disponibilidade orçamentária
para começar a obra entre Salto da Divisa e Jacinto; para Minas Novas e Virgem
da Lapa temos um anteprojeto, e conseguimos a licença provisória que nos
permite licitar, mas também não temos como abrir sem orçamento”, justificou.
Lideranças exigem dignidade
e respeito
Anisio Reis Lemos Soares (representante do Movimento Filhos do Vale) Foto: Daniel Protzne |
Anísio Reis Lemos Soares, do Movimento Filhos do Vale,
ressaltou que a população do Jequitinhonha “não está pedindo esmola", mas
exigindo reconhecimento por tudo o que a região significa para o Estado e o
País.
Diogénes Timo Silva (prefeito de Virgem da Lapa) Foto: Daniel Protzne |
O prefeito de Virgem da Lapa, Diógenes Timo Silva, também
entende ser necessário que os 53 deputados federais de Minas se unam, acima de
questões partidárias. “O Vale sempre foi abandonado, estamos acostumados com
isso e passamos a herança da injustiça para nossos filhos e netos”, lamentou.
Liliana de Mendonça Porto(UFPR) Foto: Daniel Protzne |
Estudiosa da cultura e do modo de vida da população do
Jequitinhonha, a professora de Antropologia da Universidade Federal do Paraná
(UFPR) Liliana de Mendonça Porto disse que é preciso “romper com o racismo
institucional”. A pesquisadora afirma que a população do Jequitinhonha é
formada em mais de 80% por negros descendentes de escravos.
Segundo ela, além do risco de acidentes, a ausência de
pavimentação nas estradas resulta em outros problemas graves, como a falta de
abastecimento de água e saneamento e a dificuldade de acesso a infraestrutura
básica de saúde e educação.
Ao final da audiência, o deputado Doutor Jean Freire apresentou
requerimentos para dar encaminhamento às questões discutidas. Entre as
solicitações, está a sugestão de que a bancada mineira obstrua, no Congresso
Nacional, a votação de projeto que prevê a retirada de recursos para
intervenções na BR-367.
Fonte: ALMG
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