[Latest News][6]

Moradora de Caraí tem filha com cancer

Câncer atinge 3 jovens por mês em Minas Gerais


No Brasil, o câncer é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. A cada ano, são registrados 13 mil novos casos. Em Minas, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a de que a doença acometa, todos os meses, três pessoas nessa faixa etária. Os dados deixam alerta a Fundação Sara Albuquerque Costa, que neste domingo (8) promoveu a 1ª Caminhada de Combate ao Câncer em Belo Horizonte.

A entidade presta assistência gratuita a crianças e adolescentes com a doença, em todo o Estado. A caminhada foi organizada no Dia Mundial de Combate ao Câncer. A supervisora da Fundação Sara, Leonídia Rodrigues, ressalta que a leucemia é o tipo mais comum entre pessoas com 0 a 17 anos.

“Queremos passar a mensagem de que o câncer não é uma sentença de morte. A doença causa muita angústia e mexe com o psicológico, mas ela tem tratamento e cura”. Segundo o Inca, há 30 anos, a chance de cura era de apenas 15% dos casos. Atualmente, chega a 85%.

Moradora fala da dura realidade de quem tem a doença 
Moradora de Caraí, no médio Jequitinhonha, a dona de casa Maria Aparecida Vieira de Melo, de 45, recebeu há um ano uma triste notícia. A filha dela, Tamara, de 13 anos, estava com câncer nos ossos. “Fiquei desesperada, pois no interior a gente não tem recursos médicos adequados”, diz.

Mãe e filha foram trazidas para BH e estão alojadas na casa de apoio da Fundação Casa. “Faltam duas sessões de quimioterapia e ainda fica aquele friozinho na barriga. Mas ela está respondendo muito bem ao tratamento”, diz a dona de casa.

Leonídia afirma que a caminhada será organizada anualmente em BH. E de hoje (08-04-12) à sexta-feira, a Fundação Sara promove a 1ª Caravana Gastronômica de Combate ao Câncer. “Cinco restaurantes e bares da capital vão repassar à fundação o que arrecadarem com um prato”, explica. Informações podem ser obtidas no site da Fundação Sara.
Fonte: Com informações do Hoje em dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search