[Latest News][6]

UFVJM está entre as 25 melhores do país

Novo ranking das universidades brasileiras, divulgado no dia 31 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC), indica a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) como uma das 25 melhores do país.

Os Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) de 2008, referentes a todas as universidades, centros universitários e faculdades do país, torna públicos os indicadores de qualidade de duas mil instituições. A UFVJM obteve nota 4, numa escala de 1 a 5, e está entre as 25 melhores do país com a mesma pontuação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A maioria obteve nota 3, o que é considerado satisfatório pelo MEC e, entre as 206 instituições públicas existentes, 151 tiveram notas iguais ou superiores a 3. O novo ranking leva em conta o Índice Geral de Cursos (IGC), criado em 2007 para avaliar uma única nota de graduação, o mestrado e o doutorado oferecidos nas salas de aula. O indicador atribui uma pontuação de 0 a 500 a cada instituição de ensino – quanto mais alta, melhor é o desempenho.

Para cálculos do IGC, o MEC usa a média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPC) da instituição, que tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o conhecimento obtido no curso pelo aluno e variáveis de insumo, como o corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. Para a pós-graduação, o IGC leva em conta os critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Fonte: Com informações da UFVJM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search