[Latest News][6]

Romeiros lotam o Santuário de Nossa Senhora da Lapa

Esta sendo realizada em Virgem da Lapa desde do dia 06 de agosto o maior Evento religioso do Vale do Jequitinhonha: a Novena de Nossa Senhora da Lapa que vai até o dia 14 de Agosto. Com missa campal as 10 horas da manhã no dia 15 de Agosto.O municípios de Virgem da Lapa,Berilo,Francisco Badaró,Genipapo de Minas,Chapada do Norte e José Gonçaves de Minas podem ouvir as novenas a partir das 19 horas com transmissão ao vivo pela Morada FM. Nossa Senhora da Lapa é a padroeira da Diocese de Araçuaí. Milhares de romeiros vindos de diversas partes de Minas Gerais e do Brasil lotam o Santuário.

Normalmente, em todo pequeno município, a igreja principal é construída na parte alta do lugar. Mas, em Virgem da Lapa é diferente: o santuário foi construído na parte mais baixa da cidade, em frente à gruta onde teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora. De acordo com a professora aposentada Maria da Glória Oliveira, de 62 anos, o templo foi erguido ali por causa de uma lenda, a qual dá conta de que antigos tentaram levar a imagem de Nossa Senhora da Lapa para a igreja matriz, na parte alta da cidade. No entanto, “eles levavam a imagem para a matriz num dia e no outro dia, ela estava de volta na gruta”. Por essa razão, diz a lenda, os moradores resolveram construir a capela ali mesmo, junto da gruta. A igreja foi erguida em 1948, substituindo uma outra que existia no local.

História
Segundo relatos históricos, a peregrinação de romeiros a Virgem da Lapa começou ainda no princípio do século XVIII. Por volta de 1728, um garimpeiro teria encontrado a imagem da santa às margens do córrego São Domingos. Mas, também existe uma lenda segundo a qual a imagem foi encontrada por um menino, que saiu para juntar burros, a mando de seu pai, um tropeiro. Depois, a criança teria perseguido um coelho, indo parar dentro de uma gruta iluminada, com altar natural. Devido movimentação dos fiéis, apareceu o núcleo urbano, com o primeiro nome de São Domingos do Araçuaí, que era distrito de Araçuaí. Em 27 de dezembro de 1949, o município conquistou a sua emancipação político-administrativa.

Nesse ano de 2009 o Momento da Paz está sendo diferente por causa da gripe suína; a igreja orienta os romeiros a evitarem abraços e o tradicional aperto de mãos.
Ouça a baixo entrevista com padre Ademir páraco de Virgem da Lapa feita por Marcos Esteves da Morada FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search