[Latest News][6]

Nova espécie de peixe é descoberta no rio Jequitinhonha

A Cemig descobriu na bacia do rio Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma nova espécie de peixe, um piau de pequeno porte, com cerca de 10cm de comprimento, caracterizado pela presença de máculas (bolas) pretas grandes e médias distribuídas pela lateral de seu corpo. O biólogo Francisco Andrade Neto realizou a captura da nova espécie no córrego Vacaria, um afluente do Jequitinhonha, localizado em Padre Carvalho, no norte de Minas.

Segundo Andrade Neto, a distribuição da nova espécie deve ser restrita, pois o piau foi capturado seis vezes, sempre na mesma localidade.
Para a escolha do nome comum do peixe, a Cemig irá promover um concurso entre os moradores da região onde ele foi descoberto, no Médio Jequitinhonha. O concurso "Piau, o quê?" irá colher sugestões de ribeirinhos, pescadores, estudantes, autoridades e demais representantes locais para o nome do novo piau do Jequitinhonha.

Existem 35 espécies nativas descritas no Médio Jequitinhonha, incluindo surubim, maria-mole, curimba e cascudo, dentre outras. Três delas também são do gênero leporinus: timburé, piau-três-pintas e piapara. Devido ao número restrito de espécies em relação a outras bacias hidrográficas, a descoberta ganha importância para a Bacia do Rio Jequitinhonha, pois, quanto maior a variedade de peixes, mais expressiva ela é considerada para a biodiversidade do estado.
Fonte: Com informações da Cemig

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search