[Latest News][6]

Comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha recebem barraginhas

As comunidades quilombolas de Passagem, TocoiĂłs e MocĂł, localizadas no municĂ­pio mineiro de Francisco BadarĂł, no Vale do Jequitinhonha, receberam 152 barraginhas em março para a captação da ĂĄgua das chuvas. Em mais trĂȘs municĂ­pios do Jequitinhonha – Chapada do Norte, Berilo e Minas Novas – a expectativa de construir 400 barraginhas atĂ© o final de junho serĂĄ ultrapassada, segundo o engenheiro agrĂŽnomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), Luciano Cordoval de Barros, que coordena o projeto "Desenvolvimento e Cidadania", custeado pela Petrobras.

Conseguiremos construir 600 barraginhas nestes municĂ­pios. As primeiras 152 em Francisco BadarĂł estĂŁo cheias, resultado das chuvas dos 10 Ășltimos dias", comemora.

ReuniÔes de avaliação do projeto foram realizadas nestas comunidades e o município de Berilo, também no Vale do Jequitinhonha, começarå a receber mais 150 barraginhas. Nesta cidade, mais quatro comunidades quilombolas serão beneficiadas, sendo que a de Catitu irå sediar o primeiro dia de campo denominado pelo coordenador do projeto como "reunião mobilizadora".

"Ao final desta fase, repetiremos o processo de avaliação feito em Francisco Badaró no município de Berilo. Em meados de maio, iniciaremos a construção de barraginhas em Chapada do Norte e em junho chegaremos à comunidade quilombola de Gravatå, no município de Minas Novas", expÔe Cordoval.

FASE FINAL
Para o segundo semestre, apĂłs a conclusĂŁo das barraginhas no Vale do Jequitinhonha, estĂŁo programados dias de campo comemorativos. "Nestes dias festivos serĂŁo entregues em cada comunidade um computador para que os jovens, principalmente, tenham mais oportunidades profissionais", completa Luciano. EntĂŁo, uma comunidade serĂĄ selecionada para que sejam realizados treinamentos de informĂĄtica.

Fonte: Com informaçÔes do Porta agrosoft

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search