[Latest News][6]

Qualificação transforma perspectivas da população dos vales do Jequitinhonha e Mucuri

Em 2011, a estudante Polyana Barbosa, de 24 anos, alimentava o sonho de entrar numa faculdade e finalizar uma formação acadêmica que lhe permitisse transformar a sua realidade. Neste mesmo ano, após ter concluído o ensino médio, ela ficou sabendo que o Governo de Minas, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), disponibilizava de forma gratuita para estudantes de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da sua cidade


Uma oportunidade se apresentava para que ela concretizasse seu sonho. Matriculou-se no curso, frequentou as aulas, enfrentou o vestibular e conseguiu aprovação no Curso de Engenharia Florestal em Diamantina e na Universidade Federal do Paraná. Nesta última, classificou em 10º lugar. 

Polyana estuda em Curitiba atualmente
- O cursinho foi primordial para que eu conseguisse ser aprovada, pois os professores são experientes e possuem total domínio da matéria. Foram feitos muitos exercícios em sala de aula para maior fixação do conteúdo e pude me preparar de forma adequada para o exame, comemorou.
Histórias de sucesso como a de Polyana estão sendo escritas por todas as regiões do Estado e principalmente nos vales do Jequitinhonha e no Mucuri. 

Hoje os CVTs são centros que oferecem, além da preparação de estudantes para o Enem, dezenas de cursos de qualificação profissional que permitem a inserção de milhares de mineiros no mercado de trabalho.
Eles são equipados com a plataforma de ensino a distância Moodle, um sistema de gestão de aprendizagem a distância que permite a criação, utilização e gerenciamento de cursos online. Minas Gerais é o 4º maior usuário global da plataforma. Neste período a secretaria inaugurou 84 CVTs e 487 centros, somando 571 unidades distribuídas em 350 municípios mineiros.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, a efetividade de tantos programas em todo o Estado tem uma importância significativa para o desenvolvimento econômico e social da região.

Nas regiões dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri foram certificadas mais de 4 mil pessoas e ofertados 218 cursos de qualificação presenciais. Nas seis cidades onde os CVTs atuam - Capelinha, Jequitinhonha, Minas Novas, Nanuque, Pedra Azul e Teófilo Otoni - foram realizados cursos de artesanato, cafeicultura, confecção, fruticultura, inclusão digital, preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre muitos outros.
Desde o começo da implantação da rede CVT em 2004, mais de 700 mil pessoas se formaram pelos cursos de ensino a distância (EAD). Somente em 2011, cerca de 215 mil pessoas receberam certificados, maior número anual desde o início do projeto.

Em Jequitinhonha, o centro local ajudou a transformar desde 2009, as vidas de mais de 2,5 mil pessoas. Foram oferecidos além de palestras sobre liderança, cursos de atendimento coletivo em legislação tributária, atendimento empresarial, vendas, café empresarial, entre outros.

Leandra Santana, 20 anos, é outro exemplo de mineira que transformou a sua realidade após ter passado pelo centro. Em 2011, participou do curso de vendedor, uma parceria do CVT Jequitinhonha com o Senac de Governador Valadares, e depois das aulas conseguiu um emprego com qualificação salarial melhor.
Atualmente Leandra trabalha em uma das melhores lojas de roupas da cidade, uma franquia de importante fábrica de confecção, sendo classificada como a melhor vendedora da loja. 

- Melhorei muito o meu modo de lidar com os clientes e pude aprender como é importante ter um bom atendimento. Passei a utilizar técnicas de venda que o CVT me ensinou e minhas vendas aumentaram consideravelmente, conta a vendedora.

Minas Novas: CVT Rural
Em Minas Novas, o Centro Vocacional Tecnológico possui o projeto “CVT Rural”, que leva cursos presenciais, em parceria com o Senac/MG, para as comunidades rurais. No ano passado o centro promoveu o curso de Derivados do Leite para a comunidade de Paudolinho, zona rural da cidade.
Dona Maria Salete, 56 anos, que construiu toda sua vida a partir da lida no campo, frequentou as aulas e aprendeu como produzir e armazenar os produtos e derivados do leite de forma correta.
- O curso que fizemos por meio do CVT foi muito importante pra nós aqui em casa porque aprendemos a fazer iogurte. Atualmente produzimos e vendemos o produto aqui na comunidade e ganhamos um bom dinheiro com isso. Antes vendíamos leite e não tinha lucro nenhum, conta Dona Maria.

Pedra Azul
Enquanto isto, o CVT de Pedra Azul foi inaugurado em julho de 2007, iniciando as atividades no mês de setembro do mesmo ano. Hoje o centro oferta cursos, palestras e capacitações nas áreas de artesanato, informática, empreendedorismo e qualificação profissional. De 2010 a 2012 foram oferecidos mais de 80 cursos nas modalidades presencial e a distância com várias turmas de alunos.
Dos alunos que passaram pelo CVT, muitos conseguiram ingresso no mercado de trabalho seja pelas competências adquiridas em cursos ou por indicação do próprio CVT a entrevistas de emprego para empresas do município e região. Dentre os alunos, destaca-se o sucesso de oito mulheres que participaram dos cursos de patchwork (artesanato feito com feltro e retalhos de tecidos), fuxico e confecção de camisetas de malha, ministrados pelo laboratório de artesanato.

Perspectivas para o futuro
Durante os oito anos de trabalho, a Rede CVT atendeu à demanda da sociedade por inclusão digital e aproximou áreas de governo e do conhecimento, por meio das salas de videoconferência. No entanto, a partir de 2012, a rede avança para a convergência digital, com novos conteúdos aplicados em web 2.0, atraindo um público que quer se qualificar ou se requalificar para o mercado de trabalho, mas que quer, também, relacionar-se nas redes sociais. Além disso, a rede terá mais 20 pontos, em 20 localidades diferentes, totalizando 100 municípios atendidos. Para 2014, a meta é que todas as cidades mineiras com mais de 20 mil habitantes estejam conectadas à Rede CVT.
Fonte: Com informações do O norte de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search