[Latest News][6]

Itamarandiba: CEMIG anuncia investimentos em energia

O anĂșncio das melhorias nĂŁo convenceu a plateia, nem as autoridades presentes, que relataram jĂĄ ter ouvido promessas semelhantes da concessionĂĄria


A Cemig afirmou que vai investir, ainda este ano, cerca de R$ 750 milhĂ”es para melhorar a qualidade da rede e evitar as constantes interrupçÔes no fornecimento de energia elĂ©trica em Itamarandiba no Alto Jequitinhonha. O anĂșncio foi feito por representantes da concessionĂĄria em audiĂȘncia pĂșblica da ComissĂŁo de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada na manhĂŁ desta sexta-feira (13/4/12), na CĂąmara do municĂ­pio.


Veja a reportagem da TV ALMG VĂ­deo
Entre as medidas previstas pela companhia energĂ©tica estĂŁo o aumento da frequĂȘncia de inspeçÔes na rede, a reforma de oito circuitos de baixa tensĂŁo, a conversĂŁo de 15 km de rede monofĂĄsica para trifĂĄsica na zona rural e o alargamento da faixa para a instalação de novas linhas de transmissĂŁo.
Concessionåria vai construir uma subestação no município
O técnico do Sistema Elétrico da Cemig, Tiago Ferreira da Cunha, também informou que a concessionåria vai construir, até 2016, uma subestação no município, com capacidade para atender 50 mil consumidores. Segundo ele, o projeto jå foi aprovado e se encontra em fase de estudo de viabilidade técnica.
No entanto, o anĂșncio das melhorias nĂŁo convenceu a plateia, nem as autoridades presentes, que relataram jĂĄ ter ouvido promessas semelhantes da concessionĂĄria. O prazo para instalação da subestação tambĂ©m nĂŁo agradou. Na audiĂȘncia, moradores, produtores rurais e comerciantes cobraram açÔes imediatas para a solução dos apagĂ”es, que segundo relatos, tĂȘm sido diĂĄrios, principalmente no horĂĄrio de pico, por volta de 19 horas.
A cidade vem sofrendo hĂĄ mais de 20 anos com o problema
Segundo o autor do requerimento, deputado DĂ©lio Malheiros (PV), a cidade vem sofrendo hĂĄ mais de 20 anos com o problema. Conforme destacou o parlamentar, a instabilidade no fornecimento e a mĂĄ qualidade da energia tĂȘm afastado investimentos de empresĂĄrios na regiĂŁo, prejudicando o desenvolvimento local.
PrejuĂ­zos - Os prejuĂ­zos vĂŁo desde a queima de computadores, mĂĄquinas de xerox, carregadores de celulares atĂ© equipamentos necessĂĄrios para a produção agropecuĂĄria, como destacou o presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Itamarandiba, Paulo JosĂ© Silva. “Os produtores tĂȘm investido na pecuĂĄria do leite, mas o produto estĂĄ estragando porque os tanques de resfriamento ficam sem funcionar, jĂĄ que dependemos da energia”, afirmou.
Conforme o presidente da Associação Comercial, Industrial e AgropecuĂĄria do municĂ­pio, Betllen Belo Lopes Carneiro, uma pesquisa com 140 associados revelou que todos tĂȘm reclamaçÔes a fazer quanto Ă  prestação de serviço por parte da Cemig ou jĂĄ tiveram algum tipo de prejuĂ­zo em virtude das interrupçÔes. “NĂŁo estamos exigindo favores, nĂłs pagamos por esse serviço”, pontuou. O problema tambĂ©m provocou a perda de quatro mil doses de vacinas, segundo informou a funcionĂĄria de Secretaria de SaĂșde, Clara GusmĂŁo.
InterferĂȘncias - O lĂ­der de negĂłcios da ĂĄrea Leste da Cemig, Claudemiro Dantas da Cunha, justificou que as interrupçÔes sĂŁo provocadas, na maioria dos casos, pela interferĂȘncia dos eucaliptos na rede, ĂĄrvore que Ă© plantada em larga escala na regiĂŁo e cuja produção Ă© uma das principais atividades econĂŽmicas de Itamarandiba. Segundo ele, hoje mais de 40% das linhas de transmissĂŁo da concessionĂĄria estariam em ĂĄreas destinadas Ă  plantação da espĂ©cie.
Para o deputado Sargento Rodrigues (PDT), os consumidores estĂŁo exigindo o que especifica a lei de prestação de serviço de energia, ou seja, regularidade, continuidade, eficiĂȘncia, segurança, cortesia e preços adequados das tarifas. “Portanto, quando essas pessoas aqui bradam pela qualidade dos serviços, estĂŁo fazendo isso amparadas por uma lei”, destacou.
DĂ©lio Malheiros afirmou que solicitarĂĄ audiĂȘncia com o governador para ele tome conhecimento do problema em Itamarandiba. Os deputados disseram ainda que vĂŁo acionar a AgĂȘncia Nacional de Energia ElĂ©trica (Aneel) e o MinistĂ©rio PĂșblico, para que seja ajuĂ­zada ação civil pĂșblica contra a Cemig, se necessĂĄrio. Requerimento sobre essas questĂ”es serĂŁo aprovados em prĂłxima reuniĂŁo da ComissĂŁo.
Fonte: Com informaçÔes da Assessoria da ALMG

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search