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Internauta relata a precariedade da BR-367

O blog virgem da lapa/jequitinhonha recebeu um e-mail do internauta Leonardo Macedo procurando informaçÔes sobre o estado de conservação da Br-367; posteriomente foi enviado ao mesmo as informaçoes pelo administrador do Blog Marcos Esteves. O pai do internauta resolveu encarar saindo da cidade de Rubim, deixando de passar pela Br-116. Veja os relatos.




Prezado Marcos, muito agradeço sua presteza na resposta! Resolvi adiar minha viagem para amanhĂŁ – sĂĄbado (20-01-12) - com trĂąnsito menor, pela 116, conforme sua sugestĂŁo. Meu pai, por outro lado, encarou a 367 ontem - definitivamente nĂŁo fez boa opção; segue relato e sugestĂ”es:

A BR 367 em MG jĂĄ pode ser considerada como sinĂŽnimo de buraco, verdadeira mazela da infraestrutura da SEXTA MAIOR economia do mundo.....

Treho Almenara/Jequitinhonha: buracos antigos.... Trecho Jequitinhonha/Itaobim: houve recapeamento recente, mas jĂĄ começam alguns buracos pequenos.... Trecho Itaobim/Araçuai: pode atĂ© ser considerado bom, apesar de nĂŁo ter acostamento. Parece ser "luxo" o acostamento... Trecho Araçuai/Virgem da Lapa: pĂ©ssimo. Buracos em todo o trecho... Trecho Virgem da Lapa/Ijicatu: por ser de terra, atĂ© que estĂĄ bom, sem buracos. É uma das sacanagens antigas. Deixam de asfaltar trecho final para nĂŁo tirar movimento de outra regiĂŁo - no caso , tirar movimento de veĂ­culos do Vale do Aço, dentre outros motivos... Trecho Ijicatu/Trevo Turmalina. Rodovia estadual, aslfato novo... Trecho Trevo Turmalina/Couto de MagalhĂŁes: mais ou menos 100 km de puros buracos que estĂŁo tomando conta da pista. Alguns virando cratera. É o pior trecho. Andaram jogando uma terrinha, sĂł isso. Diamantina-BH: tudo tranquilo.

Esta estrada seria uma ótima opção de BH para o Médio e Baixo Jequitinhonha. Mas os buracos deixam os passageiros estressados devido aos riscos da viagem. O jeito é: não viajar ou enfrentar os caminhÔes e outras coisas das BR 381 e 116. Solução: Como parece que o TCU ja liberou a possibilidade de novamente aplicar verbas do orçamento na BR-367, o problema passa a ser polítco! Para apressar a solução, o ideal é que Blogs e ONGs mais sérias da região fizessem movimento para declarar "pessoas não gratas" com repercusão nacional, a Presidente, o Governador e outras autoridades envolvidas na questão. PS: O DER-MG é ator envolvido, pois jå realizou processo licitatório, mas não libera verba! Afinal, todo o trecho citado foi delegado ao DER-MG para manutenção, mas devido ao "choque de gestão" aos moldes do órgão federal - DNIT, nada fez!!

Infelizmente, de nada adianta relatar tais fatos Ă os ĂłrgĂŁos envolvidos e/ou a imprensa, pois entra ano, sai ano e pouco ou nada contece...

Forte abraço e grato mais uma vez!

Leonardo H. Macedo

Paulo Macedo

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