Dom Enzo - 50 anos de chegada ao Brasil
Esta mudança tambĂ©m era vivida na Igreja, o Papa JoĂŁo XXIII, hĂĄ pouco iniciava o ConcĂlio Vaticano II, que indicava caminhos novos para a nossa caminhada eclesial.
No Brasil era o tempo do governo de Juscelino Kubitschek, tempo da industrialização, da inauguração de BrasĂlia.
Preparando o ConcĂlio, o Papa Pio XII abria o campo missionĂĄrio da Igreja para as dioceses, antes era atividade das Ordens e CongregaçÔes. Ficou famosa a carta “Fidei Donun”.
Participando do ConcĂlio, Dom JosĂ© Maria Pires, nosso bispo de entĂŁo, vai atĂ© BrĂ©scia e fala com o bispo local das nossas carĂȘncias e dificuldades. Aquele bispo logo Ă© sensĂvel ao apelo de D. JosĂ© e a Diocese de BrĂ©scia se torna pioneira no espĂrito da “Fidei Donun”.
Ă neste contexto social e eclesial que trĂȘs padres de BrĂ©scia sĂŁo enviados ao Brasil, com a tarefa de ajudarem o nosso seminĂĄrio que nascia.
E assim Padre Enzo e dois companheiros partem do porto de Genova atĂ© Rio de Janeiro. No dia 18 de setembro de 1960, de Belo Horizonte embarcam de aviĂŁo para AraçuaĂ.
Monsenhor ClĂłvis recebeu do bispo a tarefa de recebĂȘ-los no aeroporto local e ai se inicia uma grande histĂłria do Pe.Enzo.
O SeminĂĄrio Ă© o lugar da missĂŁo, tambĂ©m a parĂłquia de Itinga. Com a crise pĂłs Concilio o SeminĂĄrio Ă© fechado, mas a audĂĄcia do padre Enzo faz abrir o EstĂșdium Medinense para os que ficaram com o desejo de ser padre.
Logo Pe. Enzo manifesta o seu gosto pela escola e ajuda nos muitos ginåsios que começam em nossa região dando aulas até aos domingos e também na faculdade de Teófilo Otoni.
Ă tempo de renovação: das CEBs, do Shalom, do Cursilho e padre Enzo chega em Itaobim, Padre ParaĂso e fecundo Ă© seu apostolado.
Pensa Pe. Enzo em voltar para a sua terra, cuidar da sua veneranda mĂŁe e retorna em 1981.
Em 1982, agora Ă© o Papa JoĂŁo Paulo II que envia Pe. Enzo, agora bispo para a diocese de AraçuaĂ. NĂŁo mais de navio e sim de aviĂŁo, volta D. Enzo, nosso bispo.
A paixão pelos jovens, pelos pobres, o amor pelas comunidades é o mesmo. A paixão de formar padres continua e assim D. Enzo då rumos ao seu episcopado e começa o trabalho tão fecundo!
Chegando aos 75 anos, D. Enzo renova seu amor pelo nosso povo e jå emérito, continua a ficar conosco.
Tanto temos agradecer a Deus pelos seus 50 anos de chegada ao Brasil e a pedir para ele saĂșde, força para continuar por muito tempo em nosso meio.
Fonte :Com informaçÔes do Pe.Carlos Badaró da Paróquia de Itaobim
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio