Artesãs do Alto Jequitinhonha expoem Cerâmicas no Rio de Janeiro
Esta é a sexta mostra que o CNFCP dedica ao Vale do Jequitinhonha
Exposição e venda de cerâmicas produzidas por artesãs das comunidades de Campo Alegre, Campo Buriti e Coqueiro Campo, situadas nos municípios de Minas Novas e Turmalina, integrantes do Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.
Esta é a sexta mostra que o CNFCP dedica ao Vale do Jequitinhonha, fato que demonstra a importância da região no cenário da produção artesanal do país.
Esta é a sexta mostra que o CNFCP dedica ao Vale do Jequitinhonha, fato que demonstra a importância da região no cenário da produção artesanal do país.
Organizadas em duas associações - a Associação de Lavradores e Artesãos de Campo Alegre e a Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo - as artesãs atuam numa rede de solidariedade, e ali, por intermédio de encomendas e da participação em feiras e eventos, em sua maioria encontram a maneira de viabilizar a venda de suas peças.
A atividade representa mais do que uma alternativa de subsistência. Da retirada da matéria-prima até a sua transformação em objeto, as artesãs lançam mão de um saber transmitido oralmente por suas avós, mães, tias e sogras. Memória coletiva essa que evoca relações simbólicas, que sustentam a história e tradição local.
A exposição conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal no âmbito de contrato assinado entre a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro e o banco para a realização de sete exposições da Sala do Artista Popular e um encontro dos artesãos e artistas expositores previsto para o final do ano, no Rio de Janeiro.
Serviço
Sala do Artista Popular “Nos campos do Vale: cerâmica no Alto Jequitinhonha”
Período: 11.06 a 11.07.2010
Exposição e venda: terça a sexta-feira, das 11 às 18h ; sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h
Apoio
Secretaria de Cultura, Turismo e Comunicação de Minas Novas, MGSuperintendência do Iphan em Minas Gerais
Patrocínio
Caixa Econômica Federal
Realização
Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / Iphan / Ministério da Cultura
Informações
Setor de Difusão Cultural(21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ 22.220-000
Fonte: Com informações do Site Onhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário