[Latest News][6]

Epamig realiza experimentos com variedades de oliveira no Vale do Jequitinhonha

O desafio de produzir azeite e azeitona em território mineiro estå sendo superado pelos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuåria do Estado de Minas Gerais (Epamig), que mantém experimentos com sete variedades de oliveira em diversas regiÔes de Minas Gerais, inclusive em condiçÔes antagÎnicas às encontradas na região de origem da planta, o Mediterrùneo.

É o caso do plantio de 200 oliveiras na Fazenda Experimental AcauĂŁ, da Epamig, em Leme do Prado, no Alto Jequitinhonha, onde as plantas estĂŁo demonstrando resistĂȘncia Ă s condiçÔes adversas e estĂŁo se desenvolvendo e florescendo, apesar da pouca idade. "Os indĂ­cios sĂŁo positivos", afirma o pesquisador Adelson Francisco de Oliveira, responsĂĄvel pelo experimento.

Ele explica que no Alto Jequitinhonha, ao contrĂĄrio do MediterrĂąneo, o inverno nĂŁo chega a ter temperaturas abaixo de 10Âș, a nĂŁo ser ocasionalmente, e um verĂŁo quente, porĂ©m com chuvas concentradas em trĂȘs meses. A oliveira, originalmente exige calor e tempo seco para crescer, e temperaturas baixas para frutificar.

E desde 2007, os pesquisadores da Epamig iniciaram experimentos em vĂĄrias regiĂ”es de Minas para testar a capacidade de adaptação de sete variedades de oliveira em condiçÔes diferentes de clima, ĂĄgua e solo. Integram este experimento as fazendas experimentais da Epamig no JaĂ­ba, em SĂŁo SebastiĂŁo do ParaĂ­so, em uma propriedade particular em Piedade do Rio Grande, no municĂ­pio de Barbacena, alĂ©m das fazendas experimentais de Maria da FĂ© e AcauĂŁ e da Fazenda DafĂ©, em TrĂȘs CoraçÔes.
Fonte:Com informaçÔes da AgĂȘncia Minas

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search