[Latest News][6]

Jequitinhonha:Consórcios de Saúde são tema de audiência

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais estará em Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, nesta quinta-feira (15/10/09), onde vai se reunir com autoridades locais para debater a implantação do programa de transporte sanitário e o fortalecimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) no município. O evento, marcado para 11 horas, na Câmara Municipal (Rua Prefeito Antônio Quaresma, 290, Centro), acontecerá a pedido do deputado Carlos Pimenta (PDT).

Segundo a assessoria do parlamentar, o programa de transporte sanitário é realizado em parceria com o Estado. Cada município ganha um ônibus que leva pacientes para consultas e exames em outras localidades. O governo também se responsabiliza pelo combustível e manutenção do veículo. Há municípios que ainda não foram contemplados com o programa, já inaugurado no Norte de Minas.

De acordo com a Secretária de Saúde, o sistema é estruturado em cinco módulos: transporte de urgências e emergências, transporte eletivo, transporte de amostras de exames de patologia clínica, transporte de equipes do Plano de Saúde da Família (PSF) e transporte de resíduos, que provê tratamento adequado do lixo sanitário.

Consórcios - O Consórcio Intermunicipal de Saúde é outro tema na pauta da reunião. A iniciativa permite que os municípios de menor porte tenham acesso a especialidades que uma única cidade pequena não teria condições de estruturar sozinha. A atuação conjunta das cidades permite o contorno de problemas como escassez de profissionais e diminuição de custos operacionais.

Convidados - Os convidados para o encontro são: o prefeito de Jacinto, Carlos Dantez Ferraz de Melo; o presidente da Câmara Municipal, Wellington Dias de Sousa; a prefeita de Almenara, Fabiane Ferraz Gil Figueiredo; o prefeito de Santo Antônio do Jacinto e presidente do Consórcio Municipal de Saúde, Raniene José da Silva; o secretário de Saúde de Jacinto, Almerindo Bispo de Souza; o diretor da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Gregory Angelo Ladeia Fortunato; e a coordenadora do Programa de Fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, Marta de Sousa Lima.


Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search