[Latest News][6]

Almenara: Cemig realiza peixamento no município

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig promoveu um peixamento no rio Jequitinhonha, no município de Almenara, no dia 17 de outubro. Foram soltos cinco mil alevinos, sendo três mil da espécie piau e dois mil curimbatás. O evento também integra a programação do Dia do Voluntário Cooperativo organizado pelo Sistema Cooperativista de Minas e o evento contou com a presença das autoridades e de estudantes da rede municipal de ensino.

Foi o segundo evento na temporada 2009/2010, que foi aberta em José Gonçalves de Minas, no último dia 8 de outubro, com a soltura de cinco mil piaus. O peixamento aconteceu logo após o lançamento do Programa Peixe Vivo nas bacias hidrográficas dos rios Jequitinhonha e Pardo, realizado na Usina Hidrelétrica de Irapé, entre Grão Mogol e Berilo. O Programa prevê a expansão e criação de medidas para a conservação da ictiofauna nativa da região, favorecendo as comunidades que utilizam os recursos hídricos como fator de desenvolvimento.

Peixamentos no Jequitinhonha
No último ano, a Cemig promoveu o repovoamento de peixes nas bacias dos rios Pardo e Jequitinhonha e em tributários. Os rios receberam um volume recorde de peixes, totalizando mais de 2,5 toneladas de biomassa soltas com a participação da comunidade. Só no Jequitinhonha, foram 1,5 toneladas, número quatro vezes superior à soltura do ano anterior.
Anteriormente, os peixes eram soltos apenas na bacia do Rio Pardo, mas, há dois anos, o repovoamento com espécies nativas acontece também no Jequitinhonha. A produção de alevinos é realizada na estação de piscicultura de Machado Mineiro, localizada no município de Águas Vermelhas, a 150 km de Salinas e 760 km de Belo Horizonte.

Pesquisa e Produção
A unidade desenvolve trabalhos de pesquisas e produção de alevinos de espécies nativas utilizando um laboratório para reprodução induzida de peixes e incubação de ovos e tanques de alevinagem. As atividades na estação são realizadas em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Ensino Tecnológico (Fadetec) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas – Campus Salinas. A Escola também possui quatro tanques de alevinagem para espécies do Jequitinhonha.
Fonte: Assessoria de Comunicação de CEMIG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search