[Latest News][6]

Vale do Jequitinhonha recebeu a equipe de Projetos Sociais do Recivil


A grande carĂȘncia da regiĂŁo do Vale do Jequitinhonha foi um fator que motivou o Recivil a levar gratuitamente Ă s cidades de Felisburgo, Joaima e Jequitinhonha a documentação civil bĂĄsica. O evento fez parte da DĂ©cima Primeira Etapa da Caravana da AssistĂȘncia Social e foi realizado entre os dias 28 a 30 de agosto.
Além do registro civil, as pessoas que compareceram aos eventos puderam adquirir a segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito, carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade, título de eleitor e fotos 3x4, através de parcerias com as prefeituras, Instituto de Identificação da Polícia Civil e a Delegacia Regional do Trabalho.

A primeira ação ocorreu no município de Felisburgo, no Ginåsio Poliesportivo. Giovane José de Novaes, de 67 anos, procurou a Caravana para corrigir um erro na sua certidão de nascimento e em todos os seus documentos. "Na certidão estå marcando que eu nasci em 1950, mas eu nasci em 1940, tenho 67 anos", disse. A equipe do Recivil explicou a Giovane que isso pode dificultar sua aposentadoria, jå que teria que trabalhar um período maior para poder receber o benefício, e deu entrada no processo que serå enviado ao juiz da Comarca para corrigir o erro na certidão.

Este tambĂ©m Ă© o caso dos moradores de GirĂș, distrito de Joaima que recebeu a equipe do Recivil. Segundo o gestor do Bolsa FamĂ­lia do distrito, Tales, o evento foi realizado no distrito para facilitar o acesso e a orientação Ă s pessoas. "Essa ação foi muito necessĂĄria, jĂĄ que aqui as pessoas nĂŁo podem se cadastrar no Programa pela falta do CPF e pelo estado das certidĂ”es, que estĂŁo muito velhas", explicou.

A maior demanda ocorreu no município de Jequitinhonha, que atendeu cerca de 300 pessoas à procura de segundas vias de certidÔes. Para o Oficial do cartório (Foto acima), Josemar Ferreira de Souza, a necessidade no município é sempre constante. "A dificuldade financeira é muito grande, e esse evento que o Recivil tem apresentando ao povo aqui do Vale teve um papel preponderante".
Fonte: Com informaçÔes da Assessoria de Comunicação do Recivil

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search