[Latest News][6]

Conheça as versões do aparecimento da imagem de Nossa Senhora da Lapa

Conheça agora na íntrega as versões do o aparecimento da imagem.Sobre o aparecimento da venerável Imagem na gruta do córrego S. Domingos existem muitas versões

Santuário de Nossa Senhora da Lapa
Todos os acontecimentos, com o passar do tempo, são apresentados por vários pontos de vista, o que gera os casos, causos e estórias. Assim, a realidade é também apresentada com fantasias. A devoção à Nossa Senhora da Lapa não foge desta regra.

Sobre o aparecimento da venerável Imagem na gruta do córrego S. Domingos existem muitas versões; é bom lembrar que este título dado à Mãe do Senhor é de origem portuguesa.

A perseguição de um coelho

A história mais contada narra que, no arraial de São Domingos, um menino tentava juntar uns burros da tropa de seu pai; durante a procura dos animais se entreteve na perseguição de um coelho, chegando até uma gruta na qual encontrou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Deixou a sua tarefa e foi apressadamente contar a seus pais. A notícia se espalhou e os católicos do arraial passaram a visitar a gruta e a rezar diante da imagem, pedindo a intercessão da Mãe do Senhor. Diante das graças alcançadas, a descoberta ganhou repercussão.

Visão de garimpeiro

Outra visão dá a um garimpeiro de Antônio Pereira a honra de encontrar a imagem, deixada na gruta por um ermitão que aqui se instalou com os bandeirantes.

Os acontecimentos foram levados à sede da diocese que, na época, era Mariana. Os habitantes de São Domingos e redondezas pediram ao Bispo de Mariana o direito de transformar a gruta em templo dedicado a nossa Senhora.

Augusto de Lima Júnior, em seu livro: “Histórias de N. Senhora em Minas Gerais”, editado em 1956, relata que em 1768 foi enviada ao rei de Portugal, uma longa carta, descrevendo sobre a importância desta devoção para os habitantes do Arraial de São Domingos e do Vale do Jequitinhonha. Afirmando as grandes romarias aos 15 de agosto.

Como se percebe, as diferentes histórias têm fatos comuns e nestes se percebe o que é verdadeiro: A Imagem da Virgem, encontrada na gruta; as romarias; as dificuldades do povo e as graças alcançadas de Deus, pelas orações em comunhão com a Mãe do Senhor. Conclui-se que é fato, é verdade que Deus, criador do céu e da terra, sempre veio ao encontro dos pobres e marginalizados. O amor de Deus se concretiza através de sinais e, neste caso, é a imagem da Santa Maria, encontrada na gruta.

Imagem foi trazida por Bandeirantes

Esta imagem foi trazida, sem dúvida, pelos bandeirantes que se instalaram às margens do córrego São Domingos, à procura de ouro e diamantes. Graças a ela os mesmos alimentavam a fé. Esquecida naquela gruta, a venerável imagem foi reencontrada num momento de crise: “ O arraial empobreceu e tudo em redor mostra decadência, menos a devoção dos que, mesmo de longe, para lá se dirigem todos os anos, no dia da glória da Mãe de Deus.” ( Histórias de N.S. em MG – Lima, Augusto Júnior – 1956 – BH ). É o canto da Virgem se atualizando : “ Olhou para a humilhação da sua serva.” ( Lc 1,48)


No “Manual do Santuário, o Pe Manoel da Silva, Missionário da Boa Nova, redigiu: “desde 15 de agosto de 1767 os cristãos, vindos de muitos lugares do Brasil e sobretudo do Vale do Jequitinhonha, acorrem a este lugar onde sentem melhor o coração da Mãe do céu...”

Eucaristia no Santuário

No Santuário celebra-se a Eucaristia todos os sábados às 19:00h. No dia quinze de cada mês, as Legionárias rezam, com a comunidade, o rosário distribuído durante o dia: às 08:00h o primeiro quarto do rosário, às 12:00h o segundo, às 15:00h o terceiro e o último quarto, às 18:30h com a presença dos padres que logo em seguida, celebram a Missa, finalizando com bênção de pessoas, imagens e objetos. Venha, com sua caravana, experimentar este momento de comunhão com a Virgem da lapa.

Fonte: Com informações da Paróquia sao Domingos/ Pe. Ademir Versiani Lial




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search