2 de setembro de 2009

Vale do Jequitinhonha recebeu a equipe de Projetos Sociais do Recivil


A grande carência da região do Vale do Jequitinhonha foi um fator que motivou o Recivil a levar gratuitamente às cidades de Felisburgo, Joaima e Jequitinhonha a documentação civil básica. O evento fez parte da Décima Primeira Etapa da Caravana da Assistência Social e foi realizado entre os dias 28 a 30 de agosto.
Além do registro civil, as pessoas que compareceram aos eventos puderam adquirir a segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito, carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade, título de eleitor e fotos 3x4, através de parcerias com as prefeituras, Instituto de Identificação da Polícia Civil e a Delegacia Regional do Trabalho.

A primeira ação ocorreu no município de Felisburgo, no Ginásio Poliesportivo. Giovane José de Novaes, de 67 anos, procurou a Caravana para corrigir um erro na sua certidão de nascimento e em todos os seus documentos. "Na certidão está marcando que eu nasci em 1950, mas eu nasci em 1940, tenho 67 anos", disse. A equipe do Recivil explicou a Giovane que isso pode dificultar sua aposentadoria, já que teria que trabalhar um período maior para poder receber o benefício, e deu entrada no processo que será enviado ao juiz da Comarca para corrigir o erro na certidão.

Este também é o caso dos moradores de Girú, distrito de Joaima que recebeu a equipe do Recivil. Segundo o gestor do Bolsa Família do distrito, Tales, o evento foi realizado no distrito para facilitar o acesso e a orientação às pessoas. "Essa ação foi muito necessária, já que aqui as pessoas não podem se cadastrar no Programa pela falta do CPF e pelo estado das certidões, que estão muito velhas", explicou.

A maior demanda ocorreu no município de Jequitinhonha, que atendeu cerca de 300 pessoas à procura de segundas vias de certidões. Para o Oficial do cartório (Foto acima), Josemar Ferreira de Souza, a necessidade no município é sempre constante. "A dificuldade financeira é muito grande, e esse evento que o Recivil tem apresentando ao povo aqui do Vale teve um papel preponderante".
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação do Recivil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias atualizadas em sua pagina na web

Radio de Virgem da Lapa na internet

Ouça a radio Morada Fm acessando o site Morada fm ao vivo