Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Latest News6

TJ proíbe Governo de Minas deslocar detentos para Capelinha

Tribunal de Justiça proíbe Estado de transferir novos detentos para presídio de Capelinha

Foto: Reginaldo Rodrigues
CAPELINHA - O Tribunal de Justiça de Minas Gerais proibiu o Estado de transferir novos detentos para a unidade prisional de Capelinha, no Alto Vale do Jequitinhonha. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, a decisão estabeleceu o limite máximo de 112 presos para a unidade, que possui capacidade prevista para 66, mas que já abriga 112 detentos. Com isso, a transferência de novos presos só poderá ocorrer após a implementação de obras para garantir a segurança do local.

Segundo o MP, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) pretendia transferir mais 13 presos para o local, incluindo detentos considerados perigosos do presídio de Itamarandiba, cidade a 59 km de Capelinha. O Ministério Público informou ainda que a unidade prisional teria piorado desde 2013, quando foi ajuizada uma Ação Civil Pública para garantir condições mínimas de infraestrutura e segurança no local. O quadro teria se complicado mais ainda em 2015, depois de uma rebelião de presos na unidade.

Situação do presídio x Decisão da justiça
A decisão da Justiça levou em consideração que o acréscimo de mais 13 detentos “agravaria os problemas não sanados desde 2013, mostrando-se potencialmente danoso a todo o sistema prisional, com risco de novas rebeliões, incêndios iminentes, perdas de vidas humanas, deterioração do prédio e crise em toda a organização estadual”, diz o MP.

O que diz a  SEAP
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que ainda não foi notificada judicialmente, mas afirmou que vai cumprir as decisões judiciais. A Seap não disse qual será o destino dos novos presos.

Fonte: G1 Vales de MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search