[Latest News][6]

Aniversário:Virgem da Lapa comemora 62 anos

27 de Dezembro de 2010: Parabéns Virgem da Lapa

Foto: Vista panorâmica da Av. Brasil

Virgem da Lapa, cidade conhecida como a Princesinha do Vale, localiza-se no Médio Vale do Jequitinhonha, a cerca de 600 km de Belo Horizonte. Está situada ente os rios Araçuaí e Jequitinhonha. Sua origem data de 1729, quando o capitão-mor Antônio Pereira dos Santos ofereceu uma doação por meio de Carta Régia da Coroa Portuguesa.

Foto: vista parcial Baixinha

A emancipação político-administrativa chegou em 1948, por intermédio do decreto-lei nº 336, de 27 de dezembro. Atualmente, sua população é de aproximadamente 14 mil habitantes, que vivem numa área de 805 km2, dedicando-se sobretudo a atividades de agropecuária, mineração, agroindústrias comunitárias (cana-de-açúcar, leite, mandioca), marcenaria e artesanato.

A rede de ensino estadual no município é formada por cinco estabelecimentos (três na zona urbana e dois na zona rural), quatro de ensino fundamental e um de ensino médio (científico). Com poucas opções profissionais, grande parte da população, a maioria jovens, migra para os grandes centros em busca de trabalho e também de formação educacional (nível superior).




Localização
O município está localizado na região do vale do Jequitinhonha, estado de Minas
Gerais, e sua sede encontra-se nas coordenadas geográficas 16,80oS de latitude e 42,34oW de longitude (PNUD, 2000). A área total ocupa 871,89 km2 e está contida nas folhas topográficas Salinas (SE-23-X-B-III) e Araçuaí (SE-23-X-B-VI), em escala 1:100.000,editadas pelo IBGE.
A sede municipal encontra-se a 385,0m de altitude e distancia 716 km de Belo Horizonte passando pela BR-116.
Foto: Av. Brasil atualmente


Aspectos Fisiográficos
A temperatura média alcança 24°C e o índice médio pluviométrico é de 900 mm
anuais.O cerrado representa o principal tipo de vegetação. A paisagem predominante de relevo é montanhosa (60%), com feições planas (20%) e onduladas (20%). A altitude máxima, de 825 m, encontra-se no Morro Redondo e a mínima, de 381 m, na foz do rio Salinas. As principais drenagens que cruzam o município são os rios Jequitinhonha, Araçuaí,Vacarias e Salinas.

Um comentário

Start typing and press Enter to search