8 de outubro de 2009

Temporada de peixamentos é aberta no rio Jequitinhonha

A temporada de peixamentos 2009/10 na Bacia do Rio Jequitinhonha começa nesta quinta-feira (8), com a soltura de alevinos na comunidade de Malhada, município de José Gonçalves de Minas. O peixamento é uma das atividades do Programa Peixe Vivo, da Cemig, que também vai realizar ações de educação ambiental da população em dez municípios da área de abrangência da Usina de Irapé, com a apresentação da peça de teatro Os Olhos do Surubim Rei. Os participantes das oficinas receberão material informativo, incluindo um folder produzido com as principais espécies nativas de peixes da Bacia do Jequitinhonha.

O Peixe Vivo prevê a expansão e criação de medidas para a conservação da ictiofauna nas bacias onde estão instaladas usinas da Cemig, favorecendo as comunidades que utilizam os recursos hídricos como fator de desenvolvimento. Com a ajuda das comunidades, que auxiliam no planejamento das ações, o Peixe Vivo atua em três frentes: conservação da ictiofauna e bacias hidrográficas, produção de conhecimento científico para subsidiar esses programas e a promoção do envolvimento da comunidade nas atividades previstas.

Piscicultura e monitoramento
Na temporada passada, 2008/2009, os Rios Jequitinhonha e Pardo receberam um volume recorde de peixes, totalizando mais de 2,5 toneladas de biomassa soltas com a participação da comunidade. Só no Jequitinhonha, foi 1,5 tonelada, número que supera em quatro vezes a soltura da temporada anterior.
A produção de alevinos é realizada na Estação de Piscicultura de Machado Mineiro, localizada no município de Águas Vermelhas, no Norte de Minas. A unidade desenvolve trabalhos de pesquisas e produção de alevinos utilizando um laboratório para reprodução induzida de peixes e incubação de ovos, além de tanques de alevinagem. As atividades na estação são realizadas em parceria com a Escola Agrotécnica Federal de Salinas. A escola também possui quatro tanques de alevinagem para espécies do Jequitinhonha.
Fonte: Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias atualizadas em sua pagina na web

Radio de Virgem da Lapa na internet

Ouça a radio Morada Fm acessando o site Morada fm ao vivo