[Latest News][6]

Programa Cultivar, Nutrir e Educar chega ao Jequitinhonha


Capelinha, no Alto Jequitinhonha recebe, durante dois dias (30 e 31 de maio) a 4ÂȘ Edição do SeminĂĄrio de Agricultura Familiar

Durante o encontro acontece o lançamento do Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar. 
-Esses encontros possibilitam a  discussĂŁo de propostas para promover a edução alimentar e nutricional e fortalecer a agricultura familiar em Minas Gerais. 

O programa Cultivar, Nutrir e Educar prevĂȘ açÔes destinadas a tornar os agricultores familiares aptos a fornecer produtos de qualidade e conforme as normas de segurança alimentar, diz o  superintendente da Secretaria de Agricultura , Lucas Scarascia.
Na apresentação que farå no segundo dia do seminårio, o superintendente vai explicar que o tema mercado e comercialização estå diretamente ligado às açÔes definidas para a agricultura familiar ter acesso às oportunidades criadas pela Lei 11.947 de 2009, no caso vender alimentos às escolas estaduais de Minas.

-Conforme o artigo 14 da Lei, no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, ampliando a geração de emprego e renda no campo, diz Scarascia.

A participação dos agricultores familiares serĂĄ ajustada Ă s exigĂȘncias do programa mediante orientação tĂ©cnica especĂ­fica sobre organização e mercados, e haverĂĄ tambĂ©m trabalhos voltados para a capacitação em projetos de vendas e planos de negĂłcio. Segundo o superintendente, o objetivo das açÔes, que serĂŁo coordenadas pela Subsecretaria de Agricultura Familiar, Ă© organizar os agricultores e sua produção de acordo com as chamadas pĂșblicas das escolas para o abastecimento dos produtos que devem atender Ă  confecção de alimentos para os estudantes. 

Os volumes definidos pelas escolas nas chamadas pĂșblicas tĂȘm por base os 30% instituĂ­dos do total adquirido pelas instituiçÔes, conforme a lei e os valores repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A meta do programa Cultivar, Nutrir e Educar para 2012 é adquirir de mil agricultores familiares em Minas os produtos para a alimentação nas escolas estaduais. ApresentaçÔes

O evento de Capelinha vai contar, no primeiro dia, com uma palestra do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea), Dom Mauro Morelli: O binĂŽmio Humano Ă  Alimentação SaudĂĄvel, Adequada e SolidĂĄria. Entre outras apresentaçÔes estĂĄ programada tambĂ©m uma palestra  sobre o Cultivar, Nutrir e Educar, pela gerente do programa, Jaqueline MĂ­riam Maciel Junqueira.

No segundo dia, uma das palestras serå do superintendente da Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF), José AntÎnio Ribeiro, que vai analisar a Lei 11.947 de 2009. Haverå também a participação de Lucas Scarascia e ainda de Ignes Botelho Matias, gerente do projeto Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar, da SAF.
Antes do seminårio programado para Capelinha e região foram realizados os eventos de Taiobeiras (Norte), Viçosa (Zona da Mata) e Ipatinga (Rio Doce).
Fonte: Com informaçÔes do O Norte de Minas

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search