[Latest News][6]

Médio Jequitinhonha: municípios já são atendidos pelo SAMU


O Serviço de Atendimento Médico de Urgencia de Araçuai-SAMU- entrou em operação na quarta-feira (28-03-2012) com uma equipe de 11 pessoas, sendo 5 motoristas socorrista e 6 técnicos em enfermagem

O serviço atenderá os municípios de Araçuai, Berilo, Virgem da Lapa, Coronel Murta, Jenipapo de Minas e Francisco Badaró, todos no Médio Vale do Jequitinhonha (MG)

Previsto para funcionar anteriormente em um dos prédios do DER, o SAMU acabou sendo transferido para uma casa no bairro Vila Magnõlia, na rua Recife  784.

De acordo com o prefeito Aécio Jardim, que tambem é médico, a garagem onde fica a ambulância não poderia ficar distante da base ,'' por isto tivemos que mudar o local.'', disse o prefeito.

O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências,e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.

De acordo com o prefeito,  com o SAMU 192, serã reduzido o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

A Central fica em Teófilo Otoni, onde o médico regulador analisa a necessidade de deslocamento da ambulância.

O veículo que conta com toda a estrutura de uma UTI, tem até um minuto para sair da base, para fazer o atendimento.

 
Como Funciona?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos de salvamento.

Dependendo da necessidade, outros veículos do SAMU, existentes na região podem ser deslocados, explicam os funcionários.

As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador.

Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
Fonte: Prefeitura de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search