[Latest News][6]

Vale do Jequitinhonha busca soluções para a seca e a diminuição da pobreza

Os altos índices de pessoas na pobreza nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri foram destacados durante o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Araçuaí


Cerca de 200 pessoas participaram do evento, no auditório do Colégio Nazareth, que prosseguiu durante a tarde com grupos temáticos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), salientou que, das cerca de 900 mil pessoas em situação de pobreza no Estado, 125 mil estão nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Com cerca de 1 milhão de habitantes, a região tem PIB de R$ 5,3 milhões, o que corresponde a apenas 1,89% da produção de riquezas do Estado.

Além disso, somente 9% da população têm acesso à disposição adequada de resíduos sólidos e o acesso a água potável chega a 71%, o segundo menor de Minas. Em Araçuaí, 45% da população vivem acima da linha da pobreza e 54% entre a indigência e a pobreza.

Dinis Pinheiro se comprometeu a colocar o parlamento mineiro mais próximo da população. Ele destacou que muito já foi feito no campo social pelos governos federal e estadual, mas reconheceu que muito ainda precisa ser feito para superar as desigualdades sociais.

Secretário quer que programa de cisternas atinja área total da Sudene
O secretário de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira, afirmou que é preciso tornar o programa de cisternas do governo federal mais abrangente. Ele disse que o programa federal, que prevê a instalação de cisternas na região, precisaria ser estendido a todos os municípios da área mineira da Sudene, composta de 138 cidades. Para isso, seriam necessárias cerca de 100 mil cisternas.

Além do programa de cisternas, as ações de combate à seca contam com projetos de irrigação de pequenas propriedades, para garantir a água e dar sequência à cadeia produtiva do leite, "essencial para qualquer programa de erradicação da pobreza", afirmou o secretário.

Gil Pereira abordou outros projetos que beneficiam o Vale do Jequitinhonha, como a implantação da agenda social do governo mineiro. "Na área de educação, foi detectado que as escolas municipais não contam com abastecimento de água, o que será solucionado por um dos projetos da Secretaria de Estado de Educação, a partir de 2012", informou.

Corte de cana-de-açúcar precisa de mais recursos, afirmam autoridades
O prefeito de Araçuaí, Aécio Jardim (PDT), pediu que os deputados se empenhem em solucionar as dificuldades enfrentadas por 14 municípios em relação ao corte de cana-de-açúcar. "Não temos condição de receber os 9 mil trabalhadores temporários para o corte da cana porque as prefeituras não têm recursos para oferecer os serviços básicos", enfatizou.

Aécio Jardim pediu investimentos que levem indústrias para o Jequitinhonha e o vereador Carlindo Dourado solicitou empenho para a construção de barragens que diminuam os problemas com a seca.

Deputados querem ações que priorizem vocação da região
Os deputados que participaram do evento salientaram a necessidade de ações voltadas para a agricultura familiar, considerada pelos parlamentares vocação econômica da região. O deputado Rogério Correia (PT) defendeu o acesso à terra e a reforma agrária e André Quintão (PT) mencionou o acesso aos recursos hídricos.

O deputado Luiz Henrique (PSDB) disse que, apesar das dificuldades, os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e o Norte de Minas vêm sendo atendidos pelo governo do Estado e afirmou que a transformação da Secretaria de Estado para os Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas em órgão permanente demonstra a preocupação do Estado com os cidadãos.

Já Carlos Henrique (PRB) considerou que o debate sobre a superação da pobreza deve incluir a discussão sobre planejamento familiar. Ele também defendeu a reforma tributária como forma de garantir mais recursos aos municípios.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search