[Latest News][6]

Extremo norte de minas pode virar deserto

O Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Mucuri pode virar "deserto" em 20 anos

Estudo encomendado pelo MinistĂ©rio do Meio Ambiente ao governo mineiro e que recebeu destaque hoje do jornal “Folha de SĂŁo Paulo” diz que um terço do territĂłrio mineiro (o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Mucuri) pode virar "deserto" em 20 anos.

A monocultura, a pecuåria intensiva, o desmatamento e a condiçÔes climåticas adversas empobreceram o solo de 142 municípios de Minas Gerais. Segundo o estudo, se nada for feito para reverter o processo, essas terras não terão mais uso econÎmico ou social, o que deverå afetar 20% da população do Estado.

Isso obrigaria 2,2 milhÔes de pessoas a deixar o Norte de Minas e os vales do Mucuri e do Jequitinhonha. "A terra perde os nutrientes e fica estéril, não serve para a agricultura nem consegue sustentar a vegetação nativa", afirma Rubio de Andrade, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas, responsåvel pelo estudo.

Segundo o governo de Minas, é preciso 1,3 bilhão de reais para frear o processo, que jå causa danos no semi-årido mineiro. Lå estão 88 das 142 cidades consideradas suscetíveis à desertificação.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search