29 de maio de 2011

Extremo norte de minas pode virar deserto

O Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Mucuri pode virar "deserto" em 20 anos

Estudo encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente ao governo mineiro e que recebeu destaque hoje do jornal “Folha de São Paulo” diz que um terço do território mineiro (o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Mucuri) pode virar "deserto" em 20 anos.

A monocultura, a pecuária intensiva, o desmatamento e a condições climáticas adversas empobreceram o solo de 142 municípios de Minas Gerais. Segundo o estudo, se nada for feito para reverter o processo, essas terras não terão mais uso econômico ou social, o que deverá afetar 20% da população do Estado.

Isso obrigaria 2,2 milhões de pessoas a deixar o Norte de Minas e os vales do Mucuri e do Jequitinhonha. "A terra perde os nutrientes e fica estéril, não serve para a agricultura nem consegue sustentar a vegetação nativa", afirma Rubio de Andrade, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas, responsável pelo estudo.

Segundo o governo de Minas, é preciso 1,3 bilhão de reais para frear o processo, que já causa danos no semi-árido mineiro. Lá estão 88 das 142 cidades consideradas suscetíveis à desertificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias atualizadas em sua pagina na web

Radio de Virgem da Lapa na internet

Ouça a radio Morada Fm acessando o site Morada fm ao vivo