12 de fevereiro de 2011

Expedição leva educação e cidadania ao Vale do Jequitinhonha

De 12 a 23 de fevereiro, distritos das cidades de Chapada do Norte, Turmalina, Couto de Magalhães e Serro vão receber a primeira expedição Programa Sorriso Solidário. O projeto é uma parceria entre o sistema Sedvan/Idene, Instituto Brasil Solidário (IBS), e Estação Conhecimento, da Vale, patrocinadora do evento. Durante a expedição serão desenvolvidas atividades educativas nas áreas de saúde, odontologia, meio-ambiente, reciclagem, arte e cultura, oficinas e apresentações.

Além de possibilitar o acesso ao desenvolvimento sustentável e à educação transformadora, esta primeira visita às comunidades será feita pela equipe do IBS em parceria com o Programa Turismo Solidário e tem como objetivo reconhecer as necessidades da região para ampliar os financiamentos ao programa e fazer pequenas reformas de infraestrutura nos receptivos do programa.

Estações

As Estações Conhecimento são núcleos de desenvolvimento humano e econômico que funcionam na forma de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), cuja mantenedora é a Fundação Vale, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), que conta ainda com a participação da sociedade civil.

O objetivo é fomentar o empreendedorismo, a criatividade, a inovação, a participação e o compartilhamento de ações, respeitando as características de cada região e trabalhando a partir de oportunidades e vocações já existentes nos municípios.

A Vale investirá cerca de R$ 10 milhões nas Estações Conhecimento e a expedição é umas das ações que oferecerão atividades educacionais com cursos em esporte, cultura, qualificação profissional e profissionalização a 1.500 crianças e jovens, de 23 cidades do Vale do Jequitinhonha. Essa é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com o Governo de Minas Gerais.

Além do Turismo Solidário, as cidades contempladas com a Primeira Expedição Sorriso Solidário são atendidas por outros programas do sistema Sedvan/Idene como o Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR), Cidadão Nota 10 – Por um Brasil Alfabetizado e Projovem – Juventude Cidadã, todos eles voltados para o desenvolvimento e crescimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.

Agencia Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias atualizadas em sua pagina na web

Radio de Virgem da Lapa na internet

Ouça a radio Morada Fm acessando o site Morada fm ao vivo