[Latest News][6]

Usina de Irapé prejudica moradores de Itira-Araçuaí

AMARJE obteve uma vitória parcial contra a CEMIG terá que apresentar uma solução definitiva para o problema

A operação da usina de IRAPÉ, inaugurada em 2006, trouxe problemas para as comunidades localizadas abaixo da represa. É o caso de Itira. Moradores e fazendeiros reclamam principalmente, na época da seca, da dificuldade de travessia do rio.

A associação dos moradores da margem esquerda do rio Jequitinhonha/Araçuaí - AMARJE obteve uma vitória parcial, a CEMIG terá que apresentar uma solução definitiva para o problema nos próximos dois meses. Foi em Itira onde tudo começou. Araçuaí nasceu no encontro dos rios Jequitinhonha e Araçuaí. A sede do futuro município foi transferida para os encontros do rio Araçuaí com o córrego calhau em função da expulsão das meretrizes que subiu o rio em busca de um novo lugar para fixar morada. Entretanto, Itira resistiu. Ainda hoje conta com moradores. A primeira igreja do município ainda esta imponente bem no centro da comunidade. Agora, o pequeno vilarejo enfrenta outro desafio. A travessia do rio Jequitinhonha.

Itira já foi um dos principais portos do vale. Os canoeiros utilizavam os rios como estrada. Os alimentos chegavam por aqui vindos da Bahia. Ainda hoje o porto de Itira é utilizado pelos moradores e fazendeiros para terem acesso ao lado esquerdo do Jequitinhonha. Segundo o balseiro, que trabalha neste ofício há mais 25 anos. Esta travessia ficou comprometida com a construção de Irapé.

O comerciante Antonio Cunha, também, concorda com o balseiro. Ele possui um bar bem próximo ao encontro dos rios. Além da dificuldade de travessia seu Antonio afirma que as praias desapareceram e com elas os visitantes.

Para o representante da AMARJE, Arthur Berganholi Junior, a construção de Irapé trouxe alguns problemas para a comunidade e fazendeiros da comunidade.

No início de dezembro, representantes da AMERJE estiveram na reunião do COPOM para apresentarem os problemas gerados pela construção de Irapé e conseguiram uma vitória parcial para resolver o problema.

Fonte: Com informações do Portal Ara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search