[Latest News][6]

Turmalina chora Newton Machado Pereira

Vindo as eleiçÔes de 3 de outubro de 1958, foi candidato ao cargo de vice-prefeito pelo Partido Social Democråtico, compondo chapa com o médico Hugo Lopes de Macedo


Turmalina amanhece um 22 de janeiro mais pobre na sua paisagem humana e com um trabalhador a menos em suas fileiras polĂ­tico-sociais: um de seus sĂ­mbolos humanos partiu para a morada eterna. Newton Machado Pereira, que viveu harmoniosamente 90 anos, foi uma personalidade impar, um homem de escol e uma individualidade psicologicamente superior. Nasceu em Turmalina quando a cidade chamava Piedade de Minas Novas, filho de Luiz Machado Pereira e D.Aurora Orsine Machado que lhe legaram exemplos vivos de retidĂŁo, severa disciplina e elevada moral. Foram seus avĂłs paternos o capitĂŁo Saturnino Machado Pereira e D. Maria Alves de Macedo; e avĂłs maternos o tenente TristĂŁo Alves de Carvalho e D. Carolina Orsine Alves.

Seus antepassados estĂŁo contados entre os grandes povoadores do vale do Jequitinhonha, cujos galhos genealĂłgicos estĂŁo espalhados pelo Brasil inteiro. Em 1940, casou-se com D. Maria Teixeira da Silva, filha do artesĂŁo SebastiĂŁo Teixeira LamĂȘgo e D. Placidina Teixeira da Silva. Com ela constituiu enorme famĂ­lia, repassando-lhes por herança o mesmo exemplo que recebeu de seus antepassados.

Foi dos entusiastas e dos grandes lutadores pela emancipação polĂ­tica de Turmalina, cuja culminĂąncia foi a edição da lei 336, de 27 de dezembro de 1948, elevando o distrito Ă  condição de cidade. Homem educado para o serviço da comunidade e ao prĂłximo, foi nomeado a 3 de outubro de 1952 delegado de polĂ­cia, cargo que ocupou com sabedoria, competĂȘncia e autoridade, aliados ao grande conceito em que era tido pela comunidade.

Vindo as eleiçÔes de 3 de outubro de 1958, foi candidato ao cargo de vice-prefeito pelo Partido Social DemocrĂĄtico, compondo chapa com o mĂ©dico Hugo Lopes de Macedo. Por razĂ”es pessoais e de trabalho, o prefeito afastou-se por trĂȘs vezes, cabendo a Newton assumir as suas funçÔes com aguda competĂȘncia e comprovada probidade. Findo o mandato, foi ainda eleito vereador por quatro mandatos consecutivos (1966-1983).

Cumprida sua missão terrestre, partiu na semana passada para a påtria eterna, onde a justiça raia para os justos e os simples, entre os quais podem ser contados homens como ele. Newton Machado Pereira, leve consigo nossa saudade e nossa gratidão.
Fonte: Com informaçÔes do o Norte de Minas

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search