[Latest News][6]

O Vale a partir dos movimentos sociais

Fórum dos Movimentos Sociais do Vale do Jequitinhonha lança as pautas para 2011

Entre os dias 19 e 20 o Centro MissionĂĄrio da Igreja CatĂłlica de JordĂąnia recebeu a primeira edição de 2011 do FĂłrum dos Movimentos Sociais do Vale do Jequitinhonha. O evento, que ocorre desde 1999, busca articular as entidades do Vale para discutir os problemas de cada microrregiĂŁo (alto, mĂ©dio e baixo Jequitinhonha) e buscar uma solução conjunta. Reforma agrĂĄria, educação no campo, desertificação, economia popular solidĂĄria e a violĂȘncia contra a mulher foram as temĂĄticas pautadas para 2011.
Ao todo participaram cerca de 30 pessoas de 15 instituiçÔes, entre elas sindicatos, entidades da Igreja Católica, movimentos ligados à questão agrícola e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

No primeiro dia foram apresentadas as entidades presentes e feita uma anĂĄlise da conjuntura nacional. Um dos principais pontos levantados foi a falta de polĂ­ticas pĂșblicas mais atentas Ă s realidades de cada regiĂŁo e dos movimentos sociais. TambĂ©m foi feita uma avaliação dos 12 anos do FĂłrum, com discussĂ”es acerca dos papeis das comissĂ”es temĂĄticas (forma escolhida pelas entidades para trabalhar os assuntos definidos como importantes) e da comissĂŁo executiva que Ă© responsĂĄvel pela organização e por representar oficialmente o FĂłrum.

No segundo dia foi dada continuidade às discussÔes acerca dos temas pautados para 2011 e definidas as açÔes a serem tomadas pelos movimentos. O Encontro Nacional da Articulação do Semiårido- Econasa, que serå realizado em 2012, foi uma das principais discussÔes jå que ele, provavelmente, serå sediado em Minas Gerais. As entidades também perceberam a necessidade de ampliar a mobilização nas microrregiÔes e por isso definiram que deverão ser feitas reuniÔes em cada regional por uma comissão local antes dos próximos Fóruns.

Para JosĂ© Nelson, representante da Caritas de AraçuaĂ­ (entidade da Igreja CatĂłlica ligada Ă  formação e conscientização dos excluĂ­dos) as discussĂ”es foram muito ricas e tĂȘm mostrado um avanço do FĂłrum. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de JordĂąnia, Ieda Rodrigues, destacou tambĂ©m a importĂąncia do evento, que consegue articular diferentes opiniĂ”es e procura soluçÔes conjuntas: ?NĂŁo Ă© apenas uma entidade que assume as atividades?, afirmou. O prĂłximo encontro serĂĄ em Diamantina, nos dias 26, 27 e 28 de Abril com a perspectiva de ampliar o contato com a UFVJM que tem um Campus na cidade.
Fonte: Com informaçÔes da UFMG

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search