[Latest News][6]

Vale do Jequitinhonha: produtores são capacitados pelo Programa Leite pela Vida

O Programa Leite pela Vida foi implantado em 2004, com o objetivo de mudar o quadro elevado do nível de desnutrição de grande parte da população dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas

Representantes de Associações Comunitárias, Cooperativas de Leite e beneficiários do Programa Leite pela Vida, se reuniram nesta quinta-feira (4) no Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) para discutir o processo de implementação de capacitação a 4.400 pequenos produtores rurais.

As novas ações da capacitação são complementares ao programa Leite pela Vida e visam a diminuir os efeitos da seca na região Norte e Nordeste de Minas. Na reunião foi discutido o processo de distribuição de sementes de milho para os produtores e a tecnologia de inseminação artificial, com a perspectiva de melhorar o rebanho leiteiro do pequeno produtor e com isso minimizar a sazonalidade da produção leiteira, que sofre queda significativa à época da seca.

Leite pela Vida

O Programa Leite pela Vida foi implantado em 2004, com o objetivo de mudar o quadro elevado do nível de desnutrição de grande parte da população dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas. A região concentra grupos socialmente vulneráveis e em situação de insegurança alimentar, daí a decisão em relação ao local da implantação do programa. Além dos problemas com a desnutrição, a região sofre com altos índices de analfabetismo e mortalidade infantil.

O Leite pela Vida, uma parceria entre o Governo de Minas e o governo federal, distribui 152 mil litros de leite por dia para o público alvo do programa, que são crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, idosos acima de 60 anos, nutrizes e gestantes.

São beneficiados 193 municípios que ficam na área de atuação da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), além de alguns municípios da região Central.

Fonte: Com informações da Agência Minas




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search