[Latest News][6]

Iepha/MG entrega peças restauradas ao município de Berilo

As comemorações pela Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Berilo - município do médio Jequitinhonha - terão um atrativo a mais. Representantes do Conselho de Municipal de Patrimônio estiveram na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), na tarde desta sexta (15), para receber de volta a imagem da padroeira totalmente restaurada, juntamente com uma imagem de São Benedito, que também retorna à cidade.

As duas peças, em madeira policromada, datam da segunda metade do século XVIII e passaram por dez meses de trabalho especializado no Ateliê de Elementos Artísticos da instituição - vinculada ao Sistema Estadual de Cultura. Além das imagens de Berilo, outras nove peças sacras também foram recuperadas neste período dentro do Programa de Restauração de Acervos 2010, iniciativa do Iepha que visa resguardar bens de forte significado para as comunidades às quais pertencem.

Exposição pública

Pertencentes ao acervo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito não devem voltar direto para casa, que, atualmente, se encontra em restauração. Por enquanto, as peças ficarão guardadas em segurança em um espaço reservado na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Para a comunidade, uma boa oportunidade de já conferir o resultado do trabalho da equipe de restauradores do Iepha/MG será mesmo neste final de semana. As imagens ficarão em exposição pública na própria Igreja, encerrando as comemorações pela Festa de Nossa Senhora do Rosário, iniciada no último dia 1º e que segue até este domingo (17).
Fonte: Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search