[Latest News][6]

Dom Enzo - 50 anos de chegada ao Brasil


A chegada dos anos 60 no século passado, foi marcada por vårias mudanças culturais, de costumes e tudo mais

Esta mudança também era vivida na Igreja, o Papa João XXIII, hå pouco iniciava o Concílio Vaticano II, que indicava caminhos novos para a nossa caminhada eclesial.

No Brasil era o tempo do governo de Juscelino Kubitschek, tempo da industrialização, da inauguração de Brasília.

Preparando o ConcĂ­lio, o Papa Pio XII abria o campo missionĂĄrio da Igreja para as dioceses, antes era atividade das Ordens e CongregaçÔes. Ficou famosa a carta “Fidei Donun”.

Participando do ConcĂ­lio, Dom JosĂ© Maria Pires, nosso bispo de entĂŁo, vai atĂ© BrĂ©scia e fala com o bispo local das nossas carĂȘncias e dificuldades. Aquele bispo logo Ă© sensĂ­vel ao apelo de D. JosĂ© e a Diocese de BrĂ©scia se torna pioneira no espĂ­rito da “Fidei Donun”.

É neste contexto social e eclesial que trĂȘs padres de BrĂ©scia sĂŁo enviados ao Brasil, com a tarefa de ajudarem o nosso seminĂĄrio que nascia.

E assim Padre Enzo e dois companheiros partem do porto de Genova até Rio de Janeiro. No dia 18 de setembro de 1960, de Belo Horizonte embarcam de avião para Araçuaí.

Monsenhor ClĂłvis recebeu do bispo a tarefa de recebĂȘ-los no aeroporto local e ai se inicia uma grande histĂłria do Pe.Enzo.

O SeminĂĄrio Ă© o lugar da missĂŁo, tambĂ©m a parĂłquia de Itinga. Com a crise pĂłs Concilio o SeminĂĄrio Ă© fechado, mas a audĂĄcia do padre Enzo faz abrir o EstĂșdium Medinense para os que ficaram com o desejo de ser padre.

Logo Pe. Enzo manifesta o seu gosto pela escola e ajuda nos muitos ginåsios que começam em nossa região dando aulas até aos domingos e também na faculdade de Teófilo Otoni.

É tempo de renovação: das CEBs, do Shalom, do Cursilho e padre Enzo chega em Itaobim, Padre ParaĂ­so e fecundo Ă© seu apostolado.

Pensa Pe. Enzo em voltar para a sua terra, cuidar da sua veneranda mĂŁe e retorna em 1981.

Em 1982, agora é o Papa João Paulo II que envia Pe. Enzo, agora bispo para a diocese de Araçuaí. Não mais de navio e sim de avião, volta D. Enzo, nosso bispo.

A paixão pelos jovens, pelos pobres, o amor pelas comunidades é o mesmo. A paixão de formar padres continua e assim D. Enzo då rumos ao seu episcopado e começa o trabalho tão fecundo!

Chegando aos 75 anos, D. Enzo renova seu amor pelo nosso povo e jå emérito, continua a ficar conosco.

Tanto temos agradecer a Deus pelos seus 50 anos de chegada ao Brasil e a pedir para ele saĂșde, força para continuar por muito tempo em nosso meio.

Fonte :Com informaçÔes do Pe.Carlos Badaró da Paróquia de Itaobim

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search