[Latest News][6]

Censo 2010: Ibge encerra coleta de dados em Virgem da Lapa

O XII Censo Demogråfico teve novidades no que diz respeito à relação do IBGE com a sociedade. Procurando, cada vez mais, envolver toda a comunidade nas diversas etapas da operação, o Instituto propÎs, para 2010, dois modelos de comissão: as estaduais e as municipais. Formadas por membros do IBGE; representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciårio; e de membros das organizaçÔes civis, as ComissÔes
CensitĂĄrias Estaduais (CCEs) e as ComissĂ”es Municipais de Geografia e EstatĂ­stica(CMGEs) tĂȘm o objetivo de atender ao princĂ­pio da transparĂȘncia dos trabalhos do Instituto, alĂ©m de facilitarem a operação censitĂĄria em todas as etapas.

As ComissÔes Municipais de Geografia e Estatística
Com a instalação da sua CCE, cada unidade estadual começou a direcionar os esforços para a instalação das comissĂ”es municipais. “AtĂ© entĂŁo nĂłs tĂ­nhamos 538 canais de comunicação com a sociedade, pontos avançados, que seriam nossas agĂȘncias, mas com as CMGEs, passamos a ter 5.565.É uma aproximação muito grande com a sociedade”, ilustraAlceu.

Segundo o coordenador Alceu José Vanzella, as ComissÔes Municipais deGeografia e Estatística facilitam a realização do Censo, através da mobilização da população para que todos respondam aos questionårios; com a divulgação dos processos seletivos para recenseadores e agentes censitårios locais; nas discussÔes sobre a base territorial, conhecendo os mapas e os limites que serão usados; dando apoio na instalação dos postos de coleta com a disponibilização de espaços físico e material; entre outras atividades.

“O objetivo Ă© que, atravĂ©s dessas comissĂ”es, a sociedade possa discutir com o IBGE, propor soluçÔes, buscar junto ao Instituto as melhores soluçÔes possĂ­veis para que a
gente possa ter na operação uma maior tranquilidade, que a gente possa cobrir todo o territĂłrio, cadastrar todos os domicĂ­lios e recensear todas as pessoas moradoras do territĂłrio brasileiro”,
destaca.

Termina o Censo 2010 em Virgem da Lapa

O Ibge encerrou a coleta de dados do Censo 2010 no município de Virgem da Lapa no médio Jequitinhonha em 25 de setembro de 2010. Foram recenseada 12.964 pessoas,e cerca de 3.798 domicílios.

Outros municĂ­pios do Vale que encerraram a coleta de dados: Salto da Divisa, Santo AntĂČnio do Jacinto, Ponto dos Volantes , Comercinho, Jenipapo de Minas, Chapada do Norte, JosĂ© Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Carbonita, Capelinha, SĂŁo SebastiĂŁo do MaranhĂŁo, Aricanduva.

O resultado oficial e completo serĂĄ divulgado em 27 de novembro de 2010.
Fonte: Com informaçÔes do Ibge

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search