25 de setembro de 2010

Censo 2010: Ibge encerra coleta de dados em Virgem da Lapa

O XII Censo Demográfico teve novidades no que diz respeito à relação do IBGE com a sociedade. Procurando, cada vez mais, envolver toda a comunidade nas diversas etapas da operação, o Instituto propôs, para 2010, dois modelos de comissão: as estaduais e as municipais. Formadas por membros do IBGE; representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e de membros das organizações civis, as Comissões
Censitárias Estaduais (CCEs) e as Comissões Municipais de Geografia e Estatística(CMGEs) têm o objetivo de atender ao princípio da transparência dos trabalhos do Instituto, além de facilitarem a operação censitária em todas as etapas.

As Comissões Municipais de Geografia e Estatística
Com a instalação da sua CCE, cada unidade estadual começou a direcionar os esforços para a instalação das comissões municipais. “Até então nós tínhamos 538 canais de comunicação com a sociedade, pontos avançados, que seriam nossas agências, mas com as CMGEs, passamos a ter 5.565.É uma aproximação muito grande com a sociedade”, ilustraAlceu.

Segundo o coordenador Alceu José Vanzella, as Comissões Municipais deGeografia e Estatística facilitam a realização do Censo, através da mobilização da população para que todos respondam aos questionários; com a divulgação dos processos seletivos para recenseadores e agentes censitários locais; nas discussões sobre a base territorial, conhecendo os mapas e os limites que serão usados; dando apoio na instalação dos postos de coleta com a disponibilização de espaços físico e material; entre outras atividades.

“O objetivo é que, através dessas comissões, a sociedade possa discutir com o IBGE, propor soluções, buscar junto ao Instituto as melhores soluções possíveis para que a
gente possa ter na operação uma maior tranquilidade, que a gente possa cobrir todo o território, cadastrar todos os domicílios e recensear todas as pessoas moradoras do território brasileiro”,
destaca.

Termina o Censo 2010 em Virgem da Lapa

O Ibge encerrou a coleta de dados do Censo 2010 no município de Virgem da Lapa no médio Jequitinhonha em 25 de setembro de 2010. Foram recenseada 12.964 pessoas,e cerca de 3.798 domicílios.

Outros municípios do Vale que encerraram a coleta de dados: Salto da Divisa, Santo Antònio do Jacinto, Ponto dos Volantes , Comercinho, Jenipapo de Minas, Chapada do Norte, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Carbonita, Capelinha, São Sebastião do Maranhão, Aricanduva.

O resultado oficial e completo será divulgado em 27 de novembro de 2010.
Fonte: Com informações do Ibge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias atualizadas em sua pagina na web

Radio de Virgem da Lapa na internet

Ouça a radio Morada Fm acessando o site Morada fm ao vivo