[Latest News][6]

Coral Trovadores do Vale comemora 40 anos


O Coral é formado por trabalhadores de diversos ofícios e profissÔes: celeiros, pedreiros, sapateiros, artesãos e artesãs, comerciårias, donas de casa, lavadeiras, professores e estudantes

Uma extensa programação estå sendo preparada para celebrar esta importante data para a cultura do Vale do Jequitinhonha. Além da participação de grupos da região e de outros municípios, artistas como Titane, Rubinho do Vale Saldanha Rolim, entre outros, estarão presentes e jå confirmaram presença. Serão quatro dias de intensas atividades, com a inauguração de loja e do museu do coral, Feira de Artesanato, apresentação de grupos de cultura popular e shows.

A iniciativa partiu do próprio grupo, e segundo Fatinha, coordenadora do Coral, toda organização das comemoraçÔes estå a cargo do próprio grupo, que tem buscado junto a seus admiradores apoio na captação de recursos para organização do evento. Uma carta estå sendo divulgada com o objetivo de levantar recursos necessårios à realização do evento.


O grupo, referĂȘncia na cultura do Jequitinhonha, nasceu no Ășltimo ano da dĂ©cada de sessenta, quando Frei Chico (Frei Francisco Van Der Poel) convidou um grupo de jovens de AraçuaĂ­ para cantar as mĂșsicas que catalogou durante seu trabalho de pesquisa na regiĂŁo. O trabalho de pesquisa contou com a significativa ajuda da artesĂŁ Lira Marques com quem dividiu a responsabilidade de organizar o grupo.

O repertĂłrio dos TROVADORES Ă© composto de cantos e danças, influĂȘncia dos negros, Ă­ndios e portugueses que se fizeram presentes na regiĂŁo durante seu povoamento. No seu programa estĂŁo cantos de canoeiros, tropeiros, boiadeiros e machadeiros - batuques, beira-mar, roda, contradança, folias, benditos, excelĂȘncias e cantos de penitĂȘncia. Os instrumentos musicais em consonĂąncia com a polĂ­tica de valorização da regionalidade tambĂ©m sĂŁo tĂ­picos: tamborzeiro, roncador, pirraça, pandeiro, caixa e violĂŁo.

O coral lançou seu primeiro CD em 1983, "Ainda Bem Não Cheguei", produzido pelo Movimento de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha. O segundo, "Beira-Mar Novo" (Lapa Discos), foi gravado ao vivo na Igreja de Nossa Senhora do Rosårio de Araçuaí. O Coral Trovadores possui também diversos registros gravados em trabalhos realizados em todo o país e também no exterior.


O Coral é formado por trabalhadores de diversos ofícios e profissÔes: celeiros, pedreiros, sapateiros, artesãos e artesãs, comerciårias, donas de casa, lavadeiras, professores e estudantes. Diversidade de vozes, ritmos e sons, onde convivem diferentes geraçÔes e, às vezes, famílias inteiras, identificadas pelas mesmas raízes culturais. Pelo grupo passaram vårias geraçÔes, muitos ainda estão no grupo desde sua fundação, como é o caso de uma de suas fundadoras, a artesã Lira Marques.


O Coral dos Trovadores disponibilizou uma conta bancåria para receber doaçÔes:

Coral Trovadores do Vale
Banco do Brasil
Conta Corrente: 19.442-5
AgĂȘncia: 0152-X
Araçuaí

Outras informaçÔes com Fatinha:
(33) 3731-1726 (HorĂĄrio comercial)


Visitem também o Blog do Coral: http://trovadoresdovale.blogspot.com/


Fonte: Com informaçÔes do Site Onhas

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search