6 de junho de 2010

Polos de Inovação acertam parceria com Instituto Federal de Educação

As cidades do Vale beneficiadas são: Diamantina, Almenara e Araçuaí

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), assinaram, nessa terça-feira (1º), Acordo de Cooperação Técnica, em Montes Claros, no Norte de Minas, durante solenidade realizada no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez.



O documento prevê a integração de competências para implantação e consolidação do projeto Plataformas Polos de Inovação do Norte e Nordeste de Minas Gerais, que buscam a transformação socioeconômica dessas regiões.
Os polos de inovação deverão chegar a 10 municípios, conforme o projeto em desenvolvimento na Sectes, construído a partir de uma parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan).

Os objetivos são concentrar recursos humanos qualificados, bem como fortalecer estruturas de ensino e pesquisa; fomentar projetos de inovação que atendam às demandas locais e regionais priorizadas nos planos diretores dos polos; e capacitar mediadores na utilização de infraestrutura da web 2.0 visando a fomentar a cultura empreendedora.
Em Diamantina, Salinas, Teófilo Otoni e Araçuaí, os polos já foram instalados e estão desenvolvendo projetos dentro dos objetivos traçados. Os demais municípios incluídos são: Montes Claros, Januária, Pirapora, Janaúba, Corinto e Almenara. Em relação as instituição parceiras, além do IFNMG - que integra sete escolas do Norte, Nordeste e Noroeste do Estado - estão envolvidas no projeto a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
O reitor do IFNMG, Paulo César Pinheiro de Azevedo, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento de regiões que precisam avançar e dar mais qualidade de vida à população. “Não mediremos esforços para contribuir com esse projeto”, afirmou Azevedo.

O diretor geral do campus Salinas do IFNMG, Adalcino França Júnior, fez questão de dar o seu depoimento de que o polo de inovação instalado naquele município já apresenta resultados expressivos em diversos projetos, entre eles o de melhoramento da cerâmica e do Teia, que capacita jovens para serem empreendedores utilizando a internet.
Fonte: Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias atualizadas em sua pagina na web

Radio de Virgem da Lapa na internet

Ouça a radio Morada Fm acessando o site Morada fm ao vivo