20 de junho de 2010

Iepha/MG conclui restauração de imagem de igreja da cidade de Minas Novas

A imagem de São Pedro da Igreja Matriz de São Francisco, em Minas Novas, médio Jequitinhonha - uma das 10 imagens selecionadas no Programa de Restauração de Acervos

A imagem de São Pedro da Igreja Matriz de São Francisco, em Minas Novas, no médio Jequitinhonha - uma das 10 imagens selecionadas no Programa de Restauração de Acervos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), órgão vinculado ao Sistema Estadual de Cultura, está pronta para ser devolvida a sua comunidade de origem.

Segundo o gerente de Elementos Artísticos da Diretoria de Conservação e Restauração do Iepha/MG, Yukie Watanabe, a previsão inicial era que a peça ficasse pronta em até sete meses. “Porém, após limpeza e exames mais detalhados, foi possível verificar que seu estado de conservação era bom, com apenas algumas perdas na estrutura, como danos na base e em pequenas áreas no livro e na tiara papal”, revela.

A imagem, que passou por um processo químico para remoção de camada de repintura sobre policromia original, remoção de intervenções inadequadas na mão esquerda, reconstituição de um dedo e consolidação do suporte, será entregue à comunidade de Minas Novas na próxima quinta-feira (24), pelo diretor de Conservação e Restauração do Iepha/MG. Segundo o padre Fernando Luís dos Santos, responsável pela Igreja Matriz de São Francisco, a imagem chega a tempo da festa de São Pedro que, este ano, excepcionalmente, será comemorada no dia 11 de julho.

Restauro ao alcance da comunidade

Durante todo o processo de restauração, iniciado em janeiro, a comunidade pôde acompanhar o trabalho realizado na imagem através de dois canais. O primeiro deles foi o ateliê vitrine, conceito implantado no Iepha/MG há cerca de um ano, que possibilita que as pessoas conheçam de perto o detalhista trabalho de restauração. O outro canal foi o blog Restauração Ateliê, disponível no site www.iepha.mg.gov.br, onde, quinzenalmente, fotos e um pequeno texto explicativo eram postados para que as pessoas acompanhassem o passo a passo do trabalho.

As demais peças que continuam sendo restauradas desde o começo do ano pelo Programa de Restauração de Acervos têm conclusão prevista para setembro. Interessados em acompanhar o trabalho de recuperação podem se utilizar dos canais interativos, agendando uma visita ao ateliê ou visitando o blog.
Fonte: Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias atualizadas em sua pagina na web

Radio de Virgem da Lapa na internet

Ouça a radio Morada Fm acessando o site Morada fm ao vivo