[Latest News][6]

Ex-ministro Murilo Badaró é enterrado em BH

Ele foi um dos mais influentes políticos do Vale do Jequitinhonha

Político iniciou sua carreira em 1958 como deputado estadual do antigo PSD

Foi sepultado no início da tarde desta terça-feira (15), no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, o corpo do presidente da Academia Mineira de Letras, ex-ministro, ex-senador e ex-deputado, Murilo Badaró. Vítima de infarto agudo, Badaró morreu na noite de ontem, aos 78 anos, em seu apartamento na região Centro-sul da capital mineira.

Políticos de várias gerações e cores partidárias estiveram no velório, que aconteceu na sede da Academia Mineira de Letras. Entre outros, estiveram o ex-deputado federal Israel Pinheiro Filho, o deputado federal Bonifácio Andrada (PSDB), o ex-governador Aécio Neves (PSDB), o governador Antonio Anastasia (PSDB), o prefeito da cidade, Márcio Lacerda (PSB), a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) e o senador Hélio Costa (PMDB).

Badaró iniciou sua carreira política em 1958, sendo eleito deputado estadual com apenas 27 anos. Em 1962, foi reeleito com expressiva votação. Em sua autobiografia, Badaró se apresenta como um político militante dos quadros do antigo PSD (Partido Social Democrático). Durante seu mandato no Legislativo estadual, ocupou o cargo de secretário da Casa Civil no Governo Israel Pinheiro.

Em 1966, foi eleito deputado federal, cargo pelo qual se reelegeu sucessivamente até se tornar senador, em 1979. Na década de 1980, foi ministro da Indústria e Comércio do Governo de João Figueiredo. Em 2004, elegeu-se prefeito de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, onde nasceu em 13 de setembro de 1931. Atualmente, era filiado ao Partido Progressista (PP).

Escritor, com destaque para as premiadas obras biográficas de homens públicos do país, Badaró assumiu a presidência da Academia Mineira de Letras em 1998. O ex-minitsro deixa viúva Lucy Prado, com quem estava casado há 54 anos, sete filhos, 16 netos e quatro bisnetos.

Fonte: Com informações do Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search