[Latest News][6]

Barragens beneficiam familias do Jequitinhonha e norte de minas

O objetivo é reduzir as açÔes emergenciais, aumentar a oferta permanente de ågua e assegurar o desenvolvimento econÎmico

Água disponĂ­vel para o abastecimento das famĂ­lias, garantindo a sobrevivĂȘncia; viabilização da irrigação de pequenas lavouras; ĂĄgua disponĂ­vel para cuidar das criaçÔes, valorização da terra. Estes sĂŁo alguns dos resultados imediatos proporcionados pela implantação do Programa ConvivĂȘncia com a Seca e InclusĂŁo Produtiva. “Eu nunca esperava de ter uma ĂĄgua de qualidade como esta, na minha propriedade. Melhor do que isso, sĂł quando eu morrer e for pro cĂ©u.” Com esse depoimento, o produtor IlĂĄrio Pinto de Oliveira, da Fazenda CapitĂłlio, em TeĂłfilo Otoni, fala dos benefĂ­cios trazidos pela barragem de terra construĂ­da na comunidade.

Visando reduzir as açÔes emergenciais, aumentar a oferta permanente de ĂĄgua e assegurar o desenvolvimento econĂŽmico do Norte do Estado e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, o Governo de Minas instituiu, em 2008, o ComitĂȘ Gestor de ConvivĂȘncia com a Seca e InclusĂŁo Produtiva para coordenar as açÔes no semiĂĄrido mineiro. A Fundação Rural Mineira (Ruralminas), dentre outros ĂłrgĂŁos que fazem parte do ComitĂȘ, Ă© a responsĂĄvel pela execução de pequenas barragens nos municĂ­pios da regiĂŁo.

A metodologia consiste na construção de pequenos barramentos de terra para o armazenamento de ĂĄgua, com o objetivo de recuperar as ĂĄreas degradadas pelas chuvas, perenizar mananciais com ĂĄgua de boa qualidade e amenizar as consequĂȘncias dos perĂ­odos de estiagem. TambĂ©m sĂŁo construĂ­das bacias de captação, visando permitir a infiltração das ĂĄguas de chuva nos lençóis subterrĂąneos, abastecendo as nascentes e criando um cĂ­rculo virtuoso.

Do início do ano passado, quando os projetos começaram a ser implantados, até junho deste ano, jå foram investidos R$ 5,8 milhÔes de recursos estaduais, beneficiando diretamente mais de quatro mil famílias na zona rural de 24 municípios. De acordo com o balanço da Ruralminas, 62 barramentos jå estão implantados, além da construção de 621 bacias de captação, e da conservação de 319 km de estradas vicinais.

Nova realidade As prefeituras, por meio dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural SustentĂĄvel, fazem a indicação dos locais para a construção dos barramentos, e os tĂ©cnicos da Ruralminas analisam a sua viabilidade tĂ©cnica. A escolha dos pontos leva em consideração, tambĂ©m, o maior nĂșmero de famĂ­lias que podem ser beneficiadas. Como na comunidade Liberdade, em TeĂłfilo Otoni, considerada o maior polo de produtores da agricultura familiar do Vale do Mucuri.

Segundo o tĂ©cnico Leonardo Machado Natalino, responsĂĄvel pela implantação dos trabalhos nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a Ruralminas tem know-how na construção de barramentos, com Ă­ndice mĂĄximo de eficiĂȘncia em relação ao que Ă© investido. “Saber como posicionar o equipamento, escolher as mĂĄquinas mais adequadas para cada trabalho, orientar os operadores, tudo isso sĂŁo detalhes que fazem a diferença”, explica.

De acordo com o produtor rural JoĂŁo Carlos Nunes Coelho, de TeĂłfilo Otoni, “todo o ano vĂ­amos a ĂĄgua de beber diminuir. Nesta Ă©poca, jĂĄ começåvamos a economizar ĂĄgua. Agora nĂŁo tem mais isso”, afirma JoĂŁo. Ari Esteves do Carmo, produtor do municĂ­pio de Novo Cruzeiro, tambĂ©m relembra as dificuldades que a comunidade jĂĄ enfrentou. “VocĂȘs precisavam ver a ĂĄgua que as pessoas eram obrigadas a beber, vermelha, cheia de lodo”.

As ĂĄguas que vĂȘm se multiplicando nas propriedades do semiĂĄrido garantem nĂŁo apenas a sobrevivĂȘncia do dia a dia, como tambĂ©m acendem a esperança no futuro, a possibilidade de sonhar com novos projetos para o futuro dos filhos, na terra onde nasceram e foram criados. “Com a ĂĄgua que corre hoje nas minhas terras, tenho como imaginar um meio de meu filho investir na propriedade, gerar renda e emprego na regiĂŁo, sem precisar sair pra longe, e ter um começo bem mais fĂĄcil do que eu tive”, conclui o produtor IlĂĄrio de Oliveira.

Fonte: Com informaçÔes da AgĂȘncia Minas

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search