[Latest News][6]

Itinga tem a pior qualidade de vida de Minas

Sete anos e meio depois de ter sido criado como principal arma para combater a misĂ©ria no paĂ­s, o Fome Zero provocou mudanças significativas na vida dos moradores das trĂȘs localidades que viraram uma espĂ©cie de sĂ­mbolo do programa: Itinga, no mĂ©dio Jequitinhonha; Guaribas, no PiauĂ­, e BrasĂ­lia Teimosa, antigo bairro do Recife.

Mas nem por isso o fantasma da miséria deixa de assombrar boa parte da população.
Em Itinga, mais de 2 mil famílias se sustentam com o Bolsa Família, mas as estatísticas mostram que o quadro social ainda é desolador. Pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro e divulgada quinta-feira coloca a cidade como a pior em qualidade de vida de Minas Gerais.
As dificuldades para o acesso Ă  saĂșde e a falta de emprego e renda sĂŁo os principais problemas do municĂ­pio. TambĂ©m sĂŁo verificadas carĂȘncias de segurança pĂșblica e finanças municipais. A situação de Itinga nĂŁo difere muito das condiçÔes de outras cidades do Vale do Jequitinhonha, que ocupam as piores posiçÔes no ranking elaborado pela FJP. Quando lançou o programa Fome Zero no municĂ­pio, em janeiro de 2003, logo depois de sua posse, o presidente Lula declarou que uma de suas prioridades seria o investimento na melhoria das condiçÔes de regiĂ”es pobres como o Jequitinhonha.
Em saĂșde, Itinga apresenta o Ă­ndice 852. A cidade conta com cinco postos de saĂșde, uma policlĂ­nica e dois mĂ©dicos. Em caso de internação, os doentes sĂŁo levados de ambulĂąncia para outros municĂ­pios. A falta de emprego Ă© considerada o maior problema do municĂ­pio. Mineradoras fazem a extração de pedras de granito em Itinga, mas tem poucos postos de trabalho, jĂĄ que transportam as pedras brutas para beneficiamento em outras cidades.
O prefeito de Itinga reconhece os entraves enfrentados
O prefeito de Itinga, Charles Azevedo (PT), o CharlĂŁo, reconhece os entraves enfrentados pelo municĂ­pio devido Ă  pobreza, mas disse que, nos Ășltimos anos, muita coisa melhorou na cidade por conta dos investimentos pĂșblicos, sobretudo nas ĂĄreas de educação e saneamento bĂĄsico. "A gente atĂ© se assusta quando recebe uma notĂ­cia dessa.
Temos que olhar isso direito", disse Azevedo, sobre a posição do municĂ­pio no IMRS."Temos aqui o programa Vida no Vale (do Governo do Estado), que estĂĄ proporcionando um grande investimento em saneamento bĂĄsico. Em breve, 100% dos domicĂ­lios de Itinga terĂŁo ĂĄgua e esgoto", relatou, lembrando que, nos Ășltimos anos, foram construĂ­das cinco escolas-nĂșcleo e inaugurado um conjunto com 57 moradias.
Fonte: Com informaçÔes do O Globo/Radio Teófilo Otoni

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Start typing and press Enter to search