A precariedade da BR-367 entrava o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha
O Circuito Cultural e TurĂstico; Museu de Percuso do Vale com unidades em trĂȘs microrregiĂ”es; Museu da Cachaça de Salinas, e a possibilidade de fazer parte do roteiro de um possĂvel Circuito GeoturĂstico Mineral, tudo isso se entrava na pĂ©ssima infraeatrutura
Enganação – SerĂĄ que justifica o Dnit jogar dinheiro pĂșblico fora, recuperando provisoriamente pontes que se despencam em estrada federal, em vez de construĂ-las definitivamente?
Mas serå que justifica o Dnit jogar dinheiro fora, recuperando-as provisoriamente, em vez de agilizar o processo de licitação para o asfaltamento dessa BR, como jå se aguarda hå mais de um ano? Além de antiecológica, mesmo se tratando de madeira legalizada, as pontes se transformam em verdadeiras armadilhas humanas em estrada federal.
da artéria pricipal de nosso território: a Br-367
A BR-367 foi projetada ainda no governo Juscelino Kubitschek, para unir Diamantina a Porto Seguro (BA), seguindo ao longo do Rio Jequitinhonha. Depois de 60 anos, Ă© uma rodovia federal intermitente, com pontes de madeira e trechos sem asfaltamento.
Enganação – SerĂĄ que justifica o Dnit jogar dinheiro pĂșblico fora, recuperando provisoriamente pontes que se despencam em estrada federal, em vez de construĂ-las definitivamente?
Foto(Br-367 Barbosa da Ponte-Virgem da Lapa, onde havia uma ponte. Em 2004 a chuva destrui a ponte, hoje os moradores daquela comunidade chamam-a de Barbosa sem Ponte)
Com capacidade para suportar sĂł atĂ© 08 (oito) toneladas e com a vida Ăștil da madeira jĂĄ no fim, as pontes causam grandes prejuĂzos para a economia da regiĂŁo, e ainda correm o risco de despencar.
Mas serå que justifica o Dnit jogar dinheiro fora, recuperando-as provisoriamente, em vez de agilizar o processo de licitação para o asfaltamento dessa BR, como jå se aguarda hå mais de um ano? Além de antiecológica, mesmo se tratando de madeira legalizada, as pontes se transformam em verdadeiras armadilhas humanas em estrada federal.
SĂł o trecho entre Almenara e Salto da Divisa hĂĄ sete pontes na rodovia federal, 11 nas rodovias estaduais, todas longas, de ParajĂș, Pequizeiro, Angelim, ou Sapucaia, todas consideradas madeiras de lei.
No trecho entre Virgem da Lapa e Minas Novas, hĂĄ uma no cĂłrrego da Paina, de 9 m; no Bem Querer,uma de 20 m; no Rio Gongorra, outra de 38 m; no Rio AraçuaĂ, mais uma, de153 m; outra no cĂłrrego Ăgua Suja, de 40 m; e no Rio Capavari mais uma de, 50 m. Foto: (Ponte sobre RibeirĂŁo Bem Querer - Berilo)
Com o programa Pro-acesso, nas Mgs desse trecho nĂŁo existem mais pontes de madeira. Diante disso, nĂŁo resta mais outra saĂda para o Governo Federal, a nĂŁo ser liberar com urgĂȘncia os recursos para a pavimentação dessa estrada (Br-367).
Foto: (Ponte entre Virgem da Lapa e Berilo)
JĂĄ houve vĂĄrios movimentos , diversas audiĂȘncias pĂșblicas, e agora um manifesto estĂĄ sendo elaborado para ser colocado na porta do MinistĂ©rio, pra jĂĄ.
Em meados desse ano (2009), o deputado estadual André Quintão esteve, juntamente com um grupo coordenado pelos prefeitos de Virgem da Lapa e de Berilo, com a ministra Dilma Rousseff, para solicitar a inclusão do trecho da BR-367 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
"Quem sabe Ă© um sonho maior concluir o trecho de GrĂŁo-Mogol atĂ© a divisa da MG-114. Se queremos levar produção Ă s oleaginosas, se queremos alimentar a indĂșstria do biodiesel em Montes Claros, nĂŁo precisamos imaginar nem podemos conceber um transporte que passe por AraçuaĂ, Rubelita, Salinas, dando uma verdadeira volta pela BR-251. Por que nĂŁo passar por dentro, em IrapĂ©, chegando a GrĂŁo-Mogol, encurtando em mais de 120 km o caminho atĂ© Montes Claros?", observa.
O deputado estadual jĂĄ reivindicou junto aos ĂłrgĂŁos do governo estadual uma solução para o problema, propondo, inclusive, que o governador utilize os recursos autorizados pela Assembleia junto ao Banco Mundial e ao Banco do Brasil para a ligação asfĂĄltica em todos os municĂpios. "Por que nĂŁo concluir esse trecho de forma a beneficiar IrapĂ©, LelivĂ©ldia, chegando atĂ© Virgem da Lapa, com possibilidade de asfaltar Diamantina atĂ© a divisa com o Sul da Bahia?", questiona deputado estadual AndrĂ© QuintĂŁo .
Fonte: Colaboração Revista Atual - Almenara / Radio Morada Fm-Virgem da Lapa - Assessoria de Comunicação do Deputado André Quintão
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