[Latest News][6]

Festivale recebe homenagem da ALMG por 30 anos de criação

Os 30 anos do Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (Festivale) serão lembrados em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (5/11/09), às 20 horas. A Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje), atual organizadora do Festivale, também será homenageada durante a solenidade, solicitada pelo deputado Carlos Gomes (PT). "O Vale do Jequitinhonha tem rico acervo cultural popular que pode e deve receber todo o apoio da Assembleia e dos governo federal e estadual", afirmou o deputado.

O Festivale teve suas origens em 1979 no I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha, realizado em Itaobim com a participação de 22 compositores de 15 cidades da região. Ao final do encontro, os produtores perceberam que o festival precisava ser ampliado e diversificado, recebendo outras manifestações culturais, além da música. No ano seguinte, foi realizado o primeiro Festivale, em Itaobim, reunindo música, literatura, artesanato, dança e teatro.

Desde então, o projeto passou a envolver um público maior e a ser realizado em cidades diferentes do Vale do Jequitinhonha, a cada ano. Nas primeiras edições, o festival tinha a duração de três dias mas, a partir do VIII Festivale, realizado na cidade do Serro, o evento passou a ter a duração de uma semana, contando com cursos e oficinas.

Segundo o site da Fecage, a proposta do Festivale é atuar política e culturalmente, visando transformar a realidade. Na página a federação afirma que o festival procura ter uma visão bem ampla da cultura, que não é vista apenas como um saber artístico, mas como forma de expressão da própria vida, das condições de sobrevivência, da ecologia, da saúde e do trabalho cotidiano.
Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search