[Latest News][6]

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Médio Jequitinhonha (Cismeje) é ampliada

Araçuaí e outras dez cidades do Vale do Jequitinhonha, que juntas reúnem uma população de cerca de 173 mil pessoas, contam deste sexta-feira (25), com uma nova sede assistencial para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Médio Jequitinhonha (Cismeje), localizado em Aracuaí. A sede, inteiramente ampliada e equipada, dispõe de salas de Raio X, Fisioterapia, Oftalmologia, Cardiologia, Fonoaudiologia, Ultrasonografia,Transporte em Saúde, Administração e sala de reunião. Participam deste consórcio os seguintes municípios: Araçuaí, Berilo, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itinga, Jenipapo de Minas, Itaobim, Comercinho, Medina, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa.

O secretário de Estado de saúde, Marcus Pestana participou do evento

Na solenidade, o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, destacou a importância dos consórcios intermunicipais de saúde no fortalecimento do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS/MG). “O consórcio é um instrumento operacional para resolução de alguns dos desafios da área da saúde. Minas é um estado que se caracteriza por realidades regionais desiguais. Cerca de 500 municípios têm menos de 10 mil habitantes. A maior parte deles enfrenta dificuldades na garantia do acesso integral à saúde. Para enfrentá-las é preciso que se estabeleça uma rede solidária e cooperativa”, assegurou o secretário.

Essa rede, de acordo com Pestana, se constrói a partir de uma pactuação entre os municípios. “O direito à cidadania não conhece fronteiras. Neste pacto solidário e cooperativo o Estado atua como árbitro, como maestro, estimulando e coordenando as ações”, afirmou o secretário.

O prefeito de Virgem da Lapa e presidente do Cismeje fala sobre o consórcio
Averaldo Moreira Martins, prefeito de Virgem da Lapa e presidente do Cismeje, também destacou a importância da cooperação regional. Segundo ele, o associativismo é o caminho para o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha. “Com a solidariedade entre os municípios e com as políticas públicas duradouras implantadas pelo Governo Estadual é possível superar os entraves históricos”.

Prefeito de Araçuaí fala sobre o assunto
Aécio Silva Jardim, vice-presidente do Cismeje e prefeito de Araçuaí, destacou que as inaugurações de obras com amplo retorno social já se tornaram rotina em Minas Gerais. Ele citou como exemplo os investimentos feitos no Hospital São Vicente de Paulo, por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp). “Esse investimento impediu o fechamento do hospital”, destacou o prefeito, sem deixar de citar ainda outros investimentos feitos pelo Governo de Minas nas áreas de educação, saneamento e transportes, entre outras.

A secretária executiva do Cismeje e presidente do Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Cosecs/MG), Maria de Jesus Loredo Rocha, destacou que um dos impactos positivos da nova sede será a humanização no atendimento. “Esse espaço foi concebido para que o usuário se sinta acolhido”, opinião também compartilhada pelo secretário Pestana. “A qualidade na assistência começa pelas instalações. A autoestima dos profissionais de saúde aumenta na mesma medida em que aumenta também a confiança do cidadão”, disse.
Fonte: Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search