1 de agosto de 2009

Deputado visita obras do IFET no Jequitinhonha

O deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG),acompamhado do reitor do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia (IFET) do norte de minas, professor Paulo César, visitou na semana passada as novas unidades do IFET no Vale do Jequitinhonha nos municípios de Almenara e Araçuaí. Os novos campi fazem parte da extensão do IFET no norte de minas e as contruções estão bastante adiantadas.

Em Araçuaí Leonardo Monteiro e o professor Paulo César acompanhados do diretor IFET/Araçuaí Edinaldo Liberato de Oliveira, se reuniram com a secretária municipal de educação Vangelisa Penna, que representava o prefeito, para cobar agilidade nas ligações de energia elétrica e água potável no campus do IFET - contrapartida da prefeitura estimada em R$100.000,00.

Paulo César esclareceu que a parte da obra que compete ao município deve ser comprida o mais rápido possível, pois as obras do Campus de Araçuaí são as mais adiantadas, com 95% das obras concluída, e será a primeira inaugurada já em outubro desse ano.O professor destacou, ainda, a consistências das políticas do Governo Federal na educação, ressaltando a importância da capacitação profissional para o desenvolvimento regional.
Leonardo Monteiro fez um breve histórico no seu desenpenho na indicação de Araçuaí para receber um Campus do IFET e destacou que, por ser provalvelmente o primeiro a ser inaugurado, existe grande possibilidade da presença do Presindente Lula e/ou do ministro da educação Fernado Haddad.
Cursos
O Campus Araçuaí está sendo contruído numa área total de 4.129 metros quadrados distribuída.
Já estão abertas as incrições para o primeiro concurso público de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnólogo do IFNMG/Campus Araçuaí, sendo que as provas serão realizadas no dia 16/08/09. Serão contrados inicialmente 17 professores. Com relação a contratação de funcionários de Técnico-Administrativos a instituição está aguardando a liberação por parte da Secretaria de Educçao Profissional e Técnológica.
Os cursos definidos de acordo com realidade local foram: Curso Técnico em Agroecologia; Técnico em informática; Técnico em vendas; Agente comunitário em vendas; curso Técnico em orientação comunitária; Técnico em mineraçao, além do Ensino Médio.Para 2010 estão previstos outros três cursos: Curso Técnico em artesanato; Curso superior em Bacharelado em ciência da computação e superior de tecnologia em Gestão Ambiental.

IFET/Almenara
O deputado também visitou o campus IFET/Almenara. Acompanhado do reitor Paulo César e do diretor do IFET/Araçuaí Edinaldo Liberato de Oliveira se reuniu com prefeito Carlos Novaes e com representantes da CEMIG e da COPASA para esclarecimentos sobre as obras que precisam ser feitas como contrapartida do município. após a reunião, todos foram visitar as obras do campus que estão 55% concluídas com previsão de término em novembro desse ano.

Extensão
Ainda durante a visita ao Vale do Jequitinhonha, o deputado e o reitor Paulo César estiveram nos municípios de Itaobim e Águas Formosas conversando com os prefeitos sobre a possibilidade de extensão dos Campi de Araçuaí e Almenara com implantação de um mais cursos nestes municípios. O reitor Paulo César orientou os prefeitos a levantarem as prioridades de cursos para as cidades de acordo com os ofertados pelos Campi e comforme a demanda do Arranjo Produtivo local de cada município.
Após este levantamento, o intituto se manifestará sobre a infra-estrutura necessária para implantação dos cursos priorizados pelos municípios e sobre a disponibilidade de professores. Segundo o reitor, são as possibilidades de atender a solicitação dos dois municípios.
Fonte: Com informações da Acessoria de Comunicação do Deputado Federal Leonardo Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias atualizadas em sua pagina na web

Radio de Virgem da Lapa na internet

Ouça a radio Morada Fm acessando o site Morada fm ao vivo