[Latest News][6]

13ª Romaria das Águas e da Terra em Itinga

A Diocese de Araçuaí, a Paróquia Santo Antônio de Itinga, a Cáritas Diocesana de Araçuaí e a Comissão Pastoral da Terra e Pastoral dos Migrantes realizam em Itinga, no dia 2 de agosto de 2009, a 13ª Romaria das Águas e da Terra. Com o tema "Terra e Água preservadas. Vale resgatado!" e o lema "Águas e Terras de Minas pedem socorro. Escolhe, pois, a Vida",o evento tem como objetivo unir à tradição de romarias do povo mineiro a reflexão sobre a situação socioeconômica do Vale do Jequitinhonha.

Esta é agravada não apenas pelo clima semiárido, mas principalmente pela implementação do agronegócio, que vem crescendo avassaladoramente com o plantio de eucalipto em larga escala, o aumento da pecuária e a extração do minério.

As Romarias das Águas e da Terra acontecem desde 1996 em Minas Gerais e buscam, através da fé, a transformação e a construção de uma sociedade justa e fraterna. Nelas, denuncia-se a privatização das águas, a concentração da terra, os projetos que destroem a natureza e servem de lucro às custas de vidas. Por outro lado, anuncia-se a vitória da vida, a organização do povo, o reencontro com a terra prometida e a convivência, com a consciência de que salvar a Mãe Terra e a irmã água é salvar toda a Criação.
A comissão organizadora da 13ª Romaria espera uma participação entre cinco e dez mil pessoas. O evento vai ser precedido de missões populares nas comunidades rurais de Itinga.

Abaixo a programação:
- 27 a 31/07/09: missões nas comunidades rurais de Itinga;
- 01/08/09: Noite cultural em Itinga com artistas da região
- 02/08/09: Celebração da 13ª Romaria das Águas e da Terra
* 6h: acolhida dos(as) romeiros(as) na entrada da cidade, na BR.
* 8h: abertura da celebração e caminhada
* 12h: almoço - grande partilhaApresentação cultural
* 14h: continuidade da celebração* 16h: bênção final e encerramento da grande romaria
Informações:
CPT - (31) 3466-0202
Cáritas Araçuaí - (33) 3731-2143Paróquia - Itinga - (33) 3733-1155
caritasaracuai@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search