13 de abril de 2009

Comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha recebem barraginhas

As comunidades quilombolas de Passagem, Tocoiós e Mocó, localizadas no município mineiro de Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha, receberam 152 barraginhas em março para a captação da água das chuvas. Em mais três municípios do Jequitinhonha – Chapada do Norte, Berilo e Minas Novas – a expectativa de construir 400 barraginhas até o final de junho será ultrapassada, segundo o engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), Luciano Cordoval de Barros, que coordena o projeto "Desenvolvimento e Cidadania", custeado pela Petrobras.

Conseguiremos construir 600 barraginhas nestes municípios. As primeiras 152 em Francisco Badaró estão cheias, resultado das chuvas dos 10 últimos dias", comemora.

Reuniões de avaliação do projeto foram realizadas nestas comunidades e o município de Berilo, também no Vale do Jequitinhonha, começará a receber mais 150 barraginhas. Nesta cidade, mais quatro comunidades quilombolas serão beneficiadas, sendo que a de Catitu irá sediar o primeiro dia de campo denominado pelo coordenador do projeto como "reunião mobilizadora".

"Ao final desta fase, repetiremos o processo de avaliação feito em Francisco Badaró no município de Berilo. Em meados de maio, iniciaremos a construção de barraginhas em Chapada do Norte e em junho chegaremos à comunidade quilombola de Gravatá, no município de Minas Novas", expõe Cordoval.

FASE FINAL
Para o segundo semestre, após a conclusão das barraginhas no Vale do Jequitinhonha, estão programados dias de campo comemorativos. "Nestes dias festivos serão entregues em cada comunidade um computador para que os jovens, principalmente, tenham mais oportunidades profissionais", completa Luciano. Então, uma comunidade será selecionada para que sejam realizados treinamentos de informática.

Fonte: Com informações do Porta agrosoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias atualizadas em sua pagina na web

Radio de Virgem da Lapa na internet

Ouça a radio Morada Fm acessando o site Morada fm ao vivo